Honra e responsabilidade de trabalhar pelos corretores de seguros
Sou corretor de seguros associado ao Sincor-SP desde 1987 e participo ativamente da entidade desde então, em diversos cargos. Minhas últimas contribuições foram como o diretor responsável pela Comunicação do Sincor-SP, departamento em que atuo desde que foi criado, em 1994 (antes só existia o JCS). Há um tempo desviava da incumbência de estar à frente do nosso Sindicato, porém meu nome foi escolhido por um colegiado de corretores de seguros para assumir o comando e dar sequência ao trabalho de evolução que vinha sendo realizado pelo meu parceiro Alexandre Camillo. Aliás, ele antecipou um pouco minha chegada à presidência, quando precisou se licenciar para assumir o cargo de superintendente da Susep.
Recebi com muita honra e grande senso de responsabilidade esta convocação feita por vários colegas corretores de seguros tendo em vista os desafios que estamos tendo e este momento de transformação, que precisa realmente de alguém com trânsito e conhecimento do mercado para poder fazer essa interlocução da melhor forma possível. Montar uma equipe forte, capaz de dar sequência ao que vem sendo realizado nos últimos anos e buscar novos desafios, foi o que me motivou a aceitar esse convite.
A assertividade de nossas propostas foi confirmada nas urnas, ao recebermos 87% dos votos na eleição de 16 de novembro. Podem ter certeza que honrarei cada voto com muito trabalho e dedicação, dando ainda mais de mim pelo nosso Sincor-SP.
O Sincor-SP vem se posicionando ultimamente como um defensor das conquistas da categoria e vai continuar fazendo isso. Situações como o sandbox ou o Open Insurance têm de ser muito bem olhadas, pois nem tudo o que vem, nós corretores temos que aceitar. Temos um corpo técnico muito qualificado, com corretores especialistas entregando seu conhecimento nas Comissões Técnicas, e nos ajudando no posicionamento junto às seguradoras e ao mercado. É momento de muito diálogo, troca de informações, e, principalmente, de união de propósitos e ideais.
Preparamos um plano de gestão participativo que é apresentado na matéria de capa desta edição, mas que pode ser consultado em detalhes no portal do Sincor-SP. Em período de campanha pré-eleição, fizemos uma oitiva, colocando o esboço de nosso plano de gestão em uma audiência democrática onde todos os corretores puderam participar e sugerir temas de benefícios e quaisquer outros importantes para a profissão do corretor de seguros. Através de uma outra plataforma moderna e democrática, corretores de seguros de todo o Estado de São Paulo participaram opinando e sugerindo. Não basta termos apenas a visão de uma diretoria, de alguns que estão dentro do Sincor-SP, dos diretores regionais, nós precisamos realmente ouvir o que o corretor quer, e é o que nós sempre fizemos e vamos continuar fazendo agora dessa nova forma moderna, digital, de uma amplitude muito grande.
Vamos trabalhar ativamente em cada um dos pontos do plano de gestão e seus subtemas, mas não poderia deixar de impulsionar ainda mais a nossa comunicação. Informação é um ativo fundamental para o desenvolvimento, por isso a comunicação cada vez mais rápida e direta com o corretor de seguros é nosso compromisso. Também está no DNA do Sincor-SP a preocupação em divulgar a importância do corretor de seguros para a sociedade, por isso, continuaremos inovando e implementando situações que sigam a modernidade e coloquem a categoria em evidência.
Por fim, ressalto a importância da participação ativa e contínua dos corretores de seguros nos caminhos do nosso sindicato. A união e o respeito são marcos da gestão atual do Sincor-SP, que muito avançou nos últimos oito anos, colocando o corretor de seguros do Estado de São Paulo em uma posição de protagonismo no cenário nacional e atuando na defesa integral da categoria. Tivemos o impacto da quebra da contribuição sindical obrigatória, e o único jeito de trazer sócios é mostrar a importância da entidade representativa. Meu pai já costumava dizer que “quando você tem um problema, fica muito preocupado; mas quando vários têm o mesmo problema fica preocupado um pouco menos”. O corretor terá que se conscientizar e vamos trabalhar para tornar o Sincor-SP cada vez mais forte e importante para o corretor, para que este, por consequência, se torne cada vez mais forte e importante para o mercado.
Temos muito trabalho pela frente!
Meu abraço!
Boris Ber
Presidente do Sincor-SP
10/01/2022