jcs_noticias_1170x540-52

Aprenda sobre o seguro de transportes com Thiago Fecher

Em entrevista para a TV Sincor-SP, o conselheiro da Comissão de Transportes e Cascos do Sincor-SP, Thiago Fecher, contou como a oferta e a demanda do ramo de transportes podem ser alternativa para expandir um negócio, além dos desafios de investir em um novo nicho do mercado.

TV Sincor-SP – Como é a concorrência entre os corretores na oferta dos seguros de transportes?

Thiago Fecher – Seguro é um negócio bom, então sempre vai ter concorrência. Mas quando falamos sobre seguros de transportes, geralmente tratamos de corretores especialistas do segmento. Mas, ao mesmo tempo, muitas empresas podem oferecer o seguro e não o fazem, pois as grandes corretoras não chegam no cliente “pequeno”. Ou seja, existe uma concorrência grande em contas mais interessantes, porém, outras contas menos expressivas sem corretor nenhum.

TV – Qual a maior dificuldade do corretor em atuar no ramo?

TF – É um ramo muito complexo. É preciso estudar os termos e coberturas para que o profissional se familiarize com os detalhes do seguro. Após a primeira e a segunda cotação, o medo vai passar e será mais fácil lidar com as peculiaridades.

TV – Como o corretor pode abordar o cliente e falar sobre a necessidade do seguro?

TF – Para quem atua no ramo, é visível que os riscos do transporte, muitas vezes, são extremamente maiores que em outros segmentos. O que eu quero dizer? Por exemplo, em um seguro de incêndio para um galpão que custa em torno de R$ 100 milhões. Estes R$ 100 milhões são estáticos, ou seja, o valor é fixo durante o ano inteiro. Entretanto, em uma apólice de transportes de carga, é muito comum que o risco segurado ultrapasse esse mesmo valor em apenas um mês, já que a transportadora faz várias viagens por semana e em caminhões diversos, acumulando em muito a importância segurada. São riscos dinâmicos e cumulativos, o cliente precisa saber disso.

TV – Você tem algum conselho para o corretor que não atua com o seguro de transportes?

TF – Primeiro ponto é estudar. Através da Unisincor, os corretores podem fazer cursos sobre seguros de transportes. É uma oportunidade única para se acostumar com conceitos, coberturas e todo o ambiente que envolve o segmento.
O seguro de transporte é um ramo bem dinâmico, por isso também oriento que se aproximem de corretores que já tem experiencia e procurem instrução. A Comissão de Transportes e Cascos do Sincor-SP está totalmente à disposição para o esclarecimento de dúvidas e problemas que envolvem as operações do dia a dia. Com o conhecimento teórico e prático, o caminho já estará traçado. Trata-se de um seguro extremamente rentável, já que é faturado, com o segurado pagando mensalmente. Além disso, estreita em muito o laço do corretor e o cliente.

Transportes e Cascos

A Comissão de Transportes e Cascos é formada por Thiago Fecher (conselheiro), Rodinei Ricardo da Silva (coordenador), Carlos Jose de Paiva, Israel Marques, Marcel Leite da Silva, Marlene Golubic Mollica e Sergio Hoeflich.

Publicidade