Balanço positivo entre as gestões

Após quatro anos de intenso trabalho, nossa diretoria foi reeleita por aclamação para a continuidade das ações. Na entrevista de capa desta edição abordo os planos para desenvolver ainda mais e ampliar a representatividade dos corretores de seguros – não deixe de ler.

Empunhamos a bandeira do empreendedorismo como uma verdadeira salvaguarda para o corretor de seguros se perceber como empresário, perceber sua autonomia e, com isso, prosperar. Com nossa perseverança no tema, tivemos clara demonstração de a categoria, em todo o Brasil, ter entendido este conceito e estar praticando.

Trabalhamos muito, em diversas frentes, mas uma das grandes realizações foi a construção da legitimidade do corretor perante o mercado de seguros neste período de turbulência, bem como a conscientização ao corretor de seguros de seu papel fundamental para o setor. Nossa importância hoje é mais valorizada pelos seguradores, parceiros com os quais devemos dar as mãos para o desenvolvimento dos negócios. Inclusive, a grande mensagem do 18º Conec para o corretor e para o mercado será “Distribuição, esta força é nossa”.

Com a casa agora arrumada, a palavra de ordem é eficiência. Continuaremos com uma gestão austera e com responsabilidade ao investimento do corretor de seguros, principalmente em momento em que temos que nos reinventar com o fim da compulsoriedade da contribuição sindical. O empreendedorismo será levado à plenitude, assim como discursamos nós temos que executar e fazer dele nossa salvaguarda.

Criamos a Câmara de Mediação e Conciliação Sincor-SP (CâmaraSIN), que é um marco não apenas para os corretores, mas para a instituição seguro. A CâmaraSIN auxiliará pessoas físicas ou jurídicas a solucionarem conflitos de maneira consensual e inovadora, sem precisar recorrer à justiça comum. Na medida em que traz a possibilidade de mitigação de conflito entre o mercado e o consumidor, valoriza a instituição e o corretor, que naturalmente sempre foi um
conciliador entre o segurado e o segurador. Certamente irá mudar a história das relações e conflitos envolvendo seguros, diminuirá a judicialização, e, ainda, a expectativa é que traga receitas bastantes relevantes para o Sincor-SP.

Outro grande exemplo de empreendedorismo é o Conec, que se renova e supera expectativas ano após ano. Já estamos com quase tudo pronto para o maior evento do setor de seguros. A grade de palestras já está praticamente fechada e neste ano acontecerá em uma única plenária, sem painéis concorrenciais, para que todos possam aproveitar ao máximo o rico conteúdo que será oferecido. Na parte de congraçamento, já está contratado o show do cantor Luan Santana. Estamos trabalhando muito para que seja um sucesso, um Conec que em sua 18ª edição atinge sua maioridade e será emblemático para ficar na história deste grandioso evento.

No novo período, buscaremos a eficiência em quatro pilares – Administração, Empreendedorismo, Inovação e Representação. Neste último, em especial, vou me dedicar pessoalmente a ampliar a representatividade dos corretores de seguros, não somente na política setorial, mas também na política partidária, pois a categoria deve ter maior participação para obter pleitos. É um setor que possui um trilhão de reais em reservas, precisamos estar no cenário político público. Temos que acreditar que ainda há pessoas de bem interessadas em trabalhar politicamente, e que podemos fazer melhor.

Estar presidente do Sincor-SP é, sem dúvida, a maior honra da minha vida, uma missão fantástica. Dediquei-me muito, integralmente, mas o grande retorno que tive foi que pude evoluir muito como homem, como ser humano, e essa evolução eu quero levar adiante. Precisamos de pessoas que tenham a predisposição de honrar as missões, respeitar aqueles que apostaram e confiaram em você, como eu respeito, honro e trabalho por nosso Sindicato.

Forte abraço!

Alexandre Camillo Presidente do Sincor-SP
Publicidade