Bônus
CCCSABC - Entidades unidas
Nos meses de junho e julho, a diretoria do Sincor-SP marcou presença nos eventos promovidos pelo Clube dos Corretores de Seguros do Grande ABC (CCSABC). A entidade recebeu associados e executivos de seguradoras parceiras. No evento do dia 4 de julho, foi abordado o tema “Inteligência emocional em vendas”, apresentado pelo diretor da Febracis ABC, Flávio Araújo.
“Os encontros do Clube permitem uma aproximação bacana entre os corretores da região e ainda discutem temas relevantes para o corretor. Por isso, fazemos questão de participar”, declara o presidente do Sincor-SP, Boris Ber.
O mentor do CCSABC, Carlos Alberto Pelais, agradece o apoio do Sincor-SP. “É fundamental esse alinhamento e aproximação do Clube com a entidade. Somente trabalhando juntos alcançaremos nossos objetivos.”
Aconseg-SP - Ricardo Montenegro é o novo presidente
Representantes das 40 assessorias associadas à Aconseg-SP participaram de um processo eleitoral para a escolha do novo presidente, no dia 19 de setembro. Foram duas chapas capitaneadas por integrantes da atual diretoria: Jairo Christ, vice-presidente, e Ricardo Montenegro, diretor Financeiro.
A chapa conduzida Montenegro foi eleita para o biênio 2024-2025 e é composta por Milton Ferreira (vice-presidente), Alberto Novais (diretor Financeiro), Mônica Dargevitch (diretora Administrativa), Maria Guadalupe (diretora para o Interior), Marcos Holanda (presidente do Conselho). Jorge Teixeira Barbosa, Luiz Philipe Baeta e Wilson Lima compõem o conselho fiscal. O novo presidente assumirá o cargo em janeiro de 2024.
Helio Opipari Junior, atual presidente da Aconseg-SP, destaca que foi a segunda vez que a associação teve duas chapas. “Fizemos um processo democrático e transparente, de forma que os dois candidatos tivessem tempos iguais para apresentação. É uma satisfação ver dois candidatos que fazem parte da gestão atual comprometidos com uma pauta que já estamos desenvolvendo há quatro anos, o que mostra a satisfação das assessorias com a atual gestão.”
Aconseg-SP - Encontro com Amil
A Aconseg-SP recebeu a presidente da Amil, Aline Schellhas, em seu encontro com associados, no dia 29 de agosto. Na ocasião, a executiva destacou as oportunidades de crescimento do setor de saúde.
Carolina Lorenzatto, diretora-executiva Comercial e Produtos da companhia, lembrou que há cinco anos, quando ingressou na Amil, o volume de negócios oriundos das assessorias quase chegava a 5%. Hoje, já está próximo a 15%. “Para facilitar a vida das assessorias, desde o meio do ano cadastramos corretores através de assessorias e plataformas. Acreditamos que esse é um canal que, de fato, vai fazer com que viremos o jogo”, destacou ainda Raul Nechar, CCO da Amil.
AIDA - Reunião com Susep
Uma comitiva da AIDA Brasil foi recebida pelo superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, no dia 4 de setembro. Na pauta do encontro, houve troca de ideias e de propósitos para o desenvolvimento econômico e social do País.
O superintendente e sua equipe explicaram a dinâmica do recém-criado Grupo de Trabalho “Seguros, Novo PAC e Neoindustrialização”, e de como almejam que o trabalho desenvolvido impulsione o Novo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento e o Programa de Neoindustrialização do governo federal.
ANSP - PLC 29/2017
No dia 24 de agosto, a ANSP realizou edição do Café com Seguro para discutir as perspectivas decorrentes da eventual aprovação da nova lei de seguros proposta no PLC 29/2017, considerando seus impactos no mercado de seguros, com especial ênfase aos setores de riscos financeiros e de resseguros, e às atividades de regulação de sinistros e corretagem de seguros.
O especialista André Dabus acredita que algumas situações podem impactar, não somente os corretores de seguros, mas também os clientes. O painelista também fez observações e aproveitou a oportunidade para chamar atenção de seus colegas, que, em 2022, houve uma mudança na atividade profissional, por meio das alterações trazidas pela Lei nº 14.430/2022, que introduziu a letra de riscos de seguros. “Foi uma mudança sutil, porém complexa, que impõe ao corretor de seguros um padrão de responsabilidade muito além daquilo que o PL 29 se propõe, ou se define, principalmente no contexto do todo da nova lei em relação ao corretor de seguros, afirmou.
Camaracor - Encontro com Bradesco
A Camaracor-SP reuniu associados, profissionais do setor e convidados para a 17ª edição de sua tradicional feijoada, no dia 26 de agosto. Desta vez a anfitriã foi a Bradesco Vida e Previdência. Cerca de 80 pessoas, sobretudo corretores e seus acompanhantes, marcaram presença. A oportunidade serviu para o reencontro de amigos que atuam em várias modalidades de seguros.
CNseg - Websérie "Seguro na Rua"
A CNseg anunciou mais uma ação com objetivo de pulverizar informações sobre o mercado de seguros para a população. Dividida em cinco episódios, a websérie “Seguro na Rua” aborda pessoas que caminham pelas ruas da capital carioca e faz perguntas como: “Sinistro, você sabe o que é?”, e “Você sabe o que é apólice?”. É possível assistir pelas redes sociais da entidade.
Carla Simões, superintendente-executiva de comunicação da CNseg, explica que o objetivo é tornar a linguagem do setor mais conhecida e, também, reforçar os diversos tipos de produtos que o mercado brasileiro oferece.
CVG-SP - Coberturas do seguro de vida
Na estreia da série de eventos Café CVG-SP, realizado no dia 24 de agosto, nas dependências da seguradora anfitriã Porto, o mediador Renato Barbosa, diretor de Relações com Mercado do CVG-SP e diretor Comercial Nacional da Centauro-ON,lembrou que no seguro de vida existem apenas duas coberturas para morte, as demais são para serem usufruídas em vida. A observação deu o tom ao debate sobre o tema “Seguro de Vida, além da cobertura de morte”, realizado pelo Clube.
Carlos Eduardo Gondim, diretor executivo de Vida e Previdência na Porto, que participou do talk show ao lado de Thiago Levy, head dos produtos da Linha Bem-Estar no grupo MAG Seguros, destacou a baixa penetração do seguro. “Apenas 17% têm cobertura de seguro de vida. Muitas pessoas desconhecem o seguro e, ainda, o associam apenas à cobertura de morte”, disse.
Marcio Batistuti, presidente do CVG-SP e diretor de Varejo da MAG Seguros, comentou ainda os dados recentes do IBGE que mostram uma nova formatação de núcleo familiar, grande parte abaixo de três pessoas.
Susep - Grupo de trabalho conecta os seguros ao desenvolvimento nacional
A Susep realizou, no dia 6 de setembro, no Auditório do Palácio da Fazenda, no Rio de Janeiro, a reunião de lançamento e instalação do Grupo de Trabalho (GT) “Seguros, Novo PAC e Neoindustrialização”, que terá como finalidade discutir e propor recomendações de aperfeiçoamento regulatório de produtos e coberturas securitárias que deem suporte e impulso ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento e à Nova Política Industrial, ambos em andamento e eixos centrais das oportunidades de crescimento econômico para a sociedade brasileira.
Para Alessandro Octaviani, superintendente da Susep, a principal mensagem, desde o início dos trabalhos, é que o diálogo é essencial para o desenvolvimento do setor. “O Grupo de Trabalho nos propiciará a arena para o diálogo. Acreditamos que todos podemos crescer juntos.”
UCS - Operação de venda da Liberty no Brasil
Em seu 4º Trocando Ideias de 2023, realizado no dia 29 de agosto, a UCS recebeu a Liberty Seguros, representada pelo vice-presidente Comercial, Marcos Machini, e pelo diretor Comercial, Francisco Alvarez Filho.
A operação forma a segunda maior companhia do mercado brasileiro. “A decisão da HDI é manter a Liberty como segunda marca. Iremos decidir o que há de melhor em cada uma para levar à outra”,contou Machini.
Para ele, o cenário é de otimismo. “Os sistemas das duas seguradoras irão continuar, não precisa de migração forçada. Também irá melhorar na autonomia. A HDI é extremamente autônoma em suas decisões, que são feitas localmente, e seguros, além de ser um negócio de capital, é de escala, por isso é importante ter dados, para ofertar o melhor preço, e massa, para viabilizar a aceitação de riscos. Logicamente, concentração a ponto de não poder ofertar produtos é ruim, mas o mercado brasileiro está longe de ser concentrado, tem muitas companhias atuando nos diversos ramos”, completou.