jcs_noticias_1170x540-67

Luta contra os bancos

Após duas décadas de ditadura, o Brasil elegeu, em 1985, um presidente civil. Anos depois, o Plano Real estabilizou a moeda e o País entrou em um processo de prosperidade econômica e consequente crescimento do mercado de seguros.

Com a elaboração da Constituição, uma nova luta política foi travada pelos corretores de seguros: os bancos ganharam ainda mais força na atuação em seguros. Com o slogan “Banco é banco, seguro é seguro, corretor é corretor!”, a campanha da categoria teve desdobramentos no Congresso Nacional.

Em 1983, o Sincor-SP produziu documento contra a invasão dos bancos no setor. O estudo apresentava ainda um quadro do mercado de seguros, oferecendo subsídios para aperfeiçoá-lo, indicando a criação de novas modalidades de seguros que atendessem melhor o segurado, como também a indicação de uma formação mais aprofundada aos corretores.

Anos mais tarde, em 1988, a luta continuava. A entidade criou um Comitê Político para atuar junto aos Constituintes. O grupo passou por diversas estadias em Brasília, peregrinando por gabinetes de deputados e senadores, para barrar a inserção dos bancos no setor. Naquele mesmo ano, a Constituinte decidiu que os bancos só poderiam exercer atividades financeiras bancárias, trazendo nova vitória para a categoria.

“Se não existisse o Sincor-SP na vida do corretor, acho que hoje não estaríamos mais vendendo seguros, a profissão teria acabado. Por isso, tenho muito orgulho de fazer parte. Estou há 40 anos participando do sindicato e durante quase 30 fui diretor regional, diretor executivo, e até hoje sigo colaborando”, comenta o presidente do Clube dos Corretores de Seguros do ABC (CCSABC), Carlos Pelais.

Sem o corretor de seguros e o importante papel do Sincor-SP em defesa da classe, o nosso mercado não conseguiria proteger e acolher milhões de brasileiros e seus bens. Parabéns, Sincor-SP! Parabéns ao presidente Boris Ber e a cada corretor que contribuiu e contribui para a continuidade desta história. Vida longa ao Sincor-SP!”

Ricardo Montenegro, Presidente da Associação das Empresas de Assessorias e Consultorias do Estado de São Paulo (Aconseg-SP)

Ao longo de nove décadas, o Sincor-SP atua como um pilar essencial para a atuação dos corretores de seguros e, consequentemente, para o desenvolvimento do mercado de seguros. Sua atuação tem oferecido suporte, proteção e valorização a esses profissionais, fundamentais ao segmento, e contribuído significativamente para ampliar a conscientização da sociedade acerca da proteção. Nós, do Grupo Bradesco Seguros, parabenizamos e agradecemos a parceria e dedicação de todos os que fizeram e fazem parte dessa trajetória de sucesso! Que, juntos, continuemos promovendo a diferença, por muitos outros anos.”

Ivan Gontijo, Presidente do Grupo Bradesco Seguros

Publicidade