Movimentações
Banestes - Carlos Roberto Rafale, presidente
Graduado em Direito, possui vasta experiência como dirigente de entidades públicas e governamentais, como a Superintendência dos Projetos de Polarização Industrial (Suppin), as Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa) e a Junta Comercial do Estado (Jucees). Com a nova configuração, o então diretor-presidente, Rômulo de Souza Costa, assume a cadeira da Diretoria de Controles Internos (Dicon). Já a Diretoria de Operações da Banestes permanece sob o comando de Silvano Márcio Kiefer.
Bnp Paribas Cardif - Fernanda Campos, diretora executiva de recursos humanos e ESG no Brasil
Formada em Psicologia, pós-graduada em Gestão e Negócios e com especialização em Liderança, pela MIT Sloan School of Management, em ESG, pela FIA Business School, e em Coaching Executivo, pelo Integrated Coaching Institute (ICI), a executiva possui sólida trajetória na área de Recursos Humanos, tendo passado em cargos C-level de grandes empresas, como C&A, Amazon, Motorola e Citibank. Fernanda, que passa a integrar o Comitê Executivo da companhia no Brasil, além de toda a gestão do time, terá como desafio impulsionar a transformação da empresa rumo a uma cultura mais ágil, transversal e colaborativa. Também ficará à frente de ESG, reforçando a responsabilidade corporativa da seguradora e do planejamento estratégico de comunicação interna e externa.
Bradesco Seguros - Márcio Jordão, superintendente de sinistros
Engenheiro Mecânico de formação, possui MBAs em Gestão de Riscos e Gestão de Negócio com ênfase em Seguros. O executivo realizou também o Program for Management Development (PMD), ministrado pelo ISE Business School, associado ao IESE Business School University of Navarra. Atualmente, é membro da Subcomissão de Sinistro da FenSeg (Federação
Nacional de Seguros Gerais). Jordão assumiu o cargo de superintendente de Sinistros nos segmentos de Automóveis e Ramos Elementares (Residências, Empresarial, Equipamentos, entre outros). O executivo atuava como gerente departamental na companhia, até junho deste ano.
Brasilseg - Amauri Aguiar de Vasconcelos, presidente
Graduado em Ciência da Computação, com specializações em Finanças e Gestão de Políticas Públicas, além de um MBA pelo Insper, o executivo liderava a área de Cobrança e Reestruturação de Ativos do Banco do Brasil, além de ter feito parte do Comitê de Auditoria da Brasilseg (COAUD) e presidir o Conselho de Administração da Ativos S.A Securitizadora de Créditos Financeiros.
CRSNSP - Gianni Moreira, membro titular do conselho de recursos
O Ministério da Fazenda publicou, no dia 4 de agosto, a Portaria 1.299/23, que designa a diretora Operacional da Fenacor, Gianni Moreira, à função de membro titular do Conselho de Recursos do Sistema Nacional de Seguros Privados, de Previdência Privada Aberta e de Capitalização (CRSNSP). Ela foi indicada pela Fenacor e irá cumprir mandato de três anos, contados a partir de sua posse. Em março deste ano, Gianni foi eleita, por unanimidade, a presidente do Conselho Fiscal da ENS, sendo a primeira mulher a assumir a posição. Agrega ainda a função de Conselheira Fiscal do Ibracor.
Darwin - Angélica Ribeiro, Glauco Menon e Mauricí Almeida, gerentes comerciais
Angélica Ribeiro tem mais de sete anos na área comercial, atuando em uma seguradora multinacional de grande porte, sendo responsável pelo atendimento a grandes corretores de seguros e um banco de varejo. Glauco Menon tem mais de nove anos de experiência no desenvolvimento e aperfeiçoamento de programas de seguros para empresas, passou por companhias como MAPFRE, Flix e Alfa. E Mauricí Almeida tem uma carreira desenvolvida há mais de 20 anos na área comercial, atuando em seguradoras multinacionais de grande porte, responsável pelo atendimento a grandes corretores de seguros e assessorias.
Mapfre - Hugo Assis, diretor geral de planejamento estratégico e transformação
Formado em Administração de Empresas, pela PUC-SP, possui especialização em Finanças, pela Fundação Dom Cabral, e em Marketing, pela Adelphi University School of Business, nos Estados Unidos. Com sólida carreira de 25 anos nas áreas de seguros e serviços financeiros, o executivo possui vasta experiência em liderança de projetos de transformação e digitalização, além de expertise em vendas multicanal e marketing.
Porto - Paulo Kakinoff, futuro CEO
A Porto anunciou a escolha de Paulo Kakinoff para suceder a Roberto Santos, a partir de 2 de janeiro de 2024. Ele integra o Conselho de Administração da companhia desde março de 2020, atuando também nos Comitês de Auditoria, Marketing, Pessoas, Remuneração e Risco Integrado. O executivo tem 25 anos de reconhecida experiência executiva, exercendo a função de CEO na indústria automobilística e na aviação civil. Atualmente, é membro do Conselho de Administração de empresas dos setores de construção civil, energia renovável, locação de ativos, papel e celulose, logística e mobilidade, além de ONGs nas áreas de educação e esporte.
Prudential - Glaucia Smithson, vice-presidente de parcerias estratégicas multicanais
Formada em Direito, pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMS), e pós-graduada em Ciências Legais, pela Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso, e em Contract Law, pela PUC de São Paulo. A executiva ainda possui MBA em Gerenciamento Estratégico, pela UFMS, e em Negócios Internacionais, pela Maastricht School of Management. Conta ainda com certificações em Governança Corporativa (The Wharton School) e em Liderança Situacional (The Center for Leadership Studies). Com mais de 20 anos de experiência no setor de seguros e resseguros, a executiva já passou por empresas como Allianz, Zurich, WTW e Itaú, em posições locais e regionais no Brasil, América Latina, Reino Unido e Europa.
Qualicorp - Marcos Buzo, diretor comercial
Formado em Administração de Empresas, o executivo possui longa experiência no setor de saúde suplementar. Já atuou como diretor comercial nas empresas GNDI/Hapvida, Amil e Medial Saúde, além acumular diversos cargos e funções em empresas como Promedica, Golden Cross e Sames Saúde nos últimos 30 anos.
Sulmérica - Victor Bernardes, diretor comercial de vida e previdência
Com 25 anos de experiência no setor, é formado em Matemática, pela USP, e em Ciências Atuárias, pela UniFMU, além de ter cursado MBA em Gestão Empresarial, na FIA-USP. O executivo, que já era diretor Técnico e de Operações da mesma área da companhia, assume novos desafios, com o objetivo de estar mais próximo aos corretores e clientes. Também atuou como superintendente de Produtos, Underwriting e Gestão de Risco, somando sete anos na SulAmérica.