Mulheres que inspiram: elas conseguem equilibrar carreira, família e autocuidado
Participação feminina cresce no mercado de seguros e corretoras contam como superaram os desafios e construíram histórias de sucesso
POR REBEKA GABRIELLE
No mercado de seguros, elas assumem o protagonismo, quebrando barreiras e inspirando outras a trilharem o caminho do sucesso, mas como conseguem administrar tudo isso?
As mulheres conquistam, cada vez mais, espaço e reconhecimento, assumindo o controle de suas vidas profissionais, familiares e pessoais. A força feminina se destaca nas corretoras de seguros, empreendedoras que lideram, transforam e constroem um futuro promissor para o setor.
Segundo o 4º Estudo Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil, realizado em 2022 pela ENS (Escola de Negócios e Seguros), com apoio da Fenacor (Federação Nacional dos Corretores de Seguros) e da CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras), as mulheres nas seguradoras alcançam um número de 54,4% em todos os níveis.
Já dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) comprovam essa crescente participação feminina: em 2023, 35% dos corretores de seguros no Brasil eram mulheres, aumento de 10% em relação a 2018. Essa mudança demonstra a capacidade delas de se destacar em um setor tradicionalmente masculino, ocupando cargos de liderança e assumindo o controle de seus próprios negócios.
A Sou Segura, primeira Associação das Mulheres do Mercado de Seguros, foi criada diante da constatação da necessidade de representar todos os intervenientes e trajetória evolutiva, integrando competentes profissionais de relevante atuação nas empresas e no mercado. “O nosso trabalho se materializa na realização de ações que permitem às
mulheres terem maior visibilidade e se desenvolverem. Neste sentido, apoiamos mulheres a escalar suas vidas profissionais e a buscar saúde física, mental e emocional com espaço de escuta e acolhimento”, aponta a presidente da associação, Liliana Caldeira.
Para ela, o papel da mulher corretora de seguros é desenvolver o mercado, através de suas ações e do trabalho contínuo, permeados por dedicação e pelo imenso senso de humanidade que o caracteriza. “Ser mulher é se reinventar a cada dia. Estar sempre disposta, pronta e alerta para cuidar. A experiência feminina enriquece e transforma a nossa sociedade em todos os seus segmentos, ajudando a construir espaços diversificados, dinâmicos, justos e inovadores, onde todas as vozes possam ser ouvidas e respeitadas.”
É o que acredita a presidente do Sincor-PA, Margarete Braga, que também é embaixadora da Sou Segura. Ela conta que sempre teve dentro de si o desejo de cuidar das pessoas e isso antes mesmo de ser mãe. “A mulher é sempre a que mais pensa em tudo e todos. Por isso, ter a figura feminina em cargos de liderança irá contribuir para as mudanças que nosso mercado precisa”, aponta.
Outra entidade focada em promover a diversidade e inclusão no setor de seguros é a CNseg, que desde 2015 se aprofundou no tema com a criação de um grupo de trabalho focado no
posicionamento da mulher no mercado. Segundo a diretora de ESG e Relações de Consumo da confederação, Ana Paula Santos, o relatório de sustentabilidade demonstra que os programas de investimento em desenvolvimento de pessoas com foco em gênero são prioritários nas empresas que investem no desenvolvimento de mulheres. “Isso se traduz na conquista de mais cargos de liderança feminina, embora ainda haja desafios a serem superados.”
Para Ana Paula, a participação feminina em conselhos e diretorias ainda é baixa, variando entre 18% e 22%, no entanto, o aumento na gerência sugere que as empresas estão preparando seus planos de sucessão para o futuro. “As mulheres líderes precisam entender que têm outras observando e se inspirando em suas carreiras”, reforça a diretora da CNseg.
“Sou executiva, sou mãe, sou esposa e sou muito feliz. Mas para construir uma vida equilibrada é fundamentar impor limites nas relações com amor. Ser mulher é isso, é ser luz, é ser amor”, conclui a superintendente regional Comercial Varejo SP Capital da SulAmérica, Adriana Lins Pereira.
Claudia Maria Teixeira – Corretora de seguros
Iniciou a trajetória no mercado de seguros em 1992, como recepcionista, e logo se apaixonou pela área Comercial. Mas foi apenas no ano 2000 que se formou como corretora de seguros e passou a trabalhar com a irmã. Mãe de dois filhos, Pedro e Gabriel, ela agradece a oportunidade de trabalhar em casa e ter mais tempo com a família. “Para as mulheres que desejam ser corretoras de seguros, o conselho é: façam com amor, respeito e honestidade. Cuidem-se, amem-se e coloquem carinho em tudo que fizerem. O sucesso é certo”, incentiva.
Luciana Ferreira – Corretora de seguros
Na profissão há mais de 30 anos, é um exemplo de dedicação em tudo o que faz. Iniciou a carreira em 1988 e, no ano 2000, fundou sua própria corretora. Em 2012, foi convidada para fazer parte da diretoria do Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo. “Trabalhei durante seis anos em prol da nossa profissão e sou muito orgulhosa de ser a primeira mulher diretora em 40 anos de existência do CCS-SP”. Luciana criou a filha sozinha e a educou para o mundo, agora, com a filha formada, planeja dedicar mais tempo a si mesma e viajar.
Marlene Golubic Mollica – Corretora de seguros
Com mais de 30 anos de carreira, sua paixão pelo conhecimento a levou a cursar Letras com Habilitação em Português e Inglês, pela Universidade ABC São Caetano do Sul. Chegou, inclusive, a lecionar, mas depois se dedicou exclusivamente para a corretagem, se especializando em seguro de transporte internacional. Mãe de dois filhos, também enfrentou o desafio de conciliar a maternidade com a carreira, mas não se arrepende das decisões que tomou. “O meu conselho para as mulheres é: trabalhe, mas sempre deixe espaço para a família e os amigos.”
Priscila Figueiredo – Corretora de seguros e advogada
Formada em Direito e apaixonada por ajudar pessoas, encontrou na advocacia a oportunidade de exercer sua vocação e, na corretagem de seguros, o complemento da carreira como uma nova forma de levar tranquilidade para seus clientes. Cresceu em um ambiente familiar que valorizava a responsabilidade, a honestidade e o trabalho duro. As figuras femininas foram marcantes em sua vida, com avós de forte caráter e bom-humor, uma mãe professora, uma madrasta psicóloga e suas três irmãs, consideradas amigas para toda vida. Inspirada pelas mulheres fortes que a rodearam desde cedo, reconhece a importância da organização e do equilíbrio para conciliar as diversas áreas de sua vida. E ela indica: “jamais devemos deixar de ser quem somos para caber em lugares que não nos comportam.”
Simone Fávaro – Corretora de seguros
Nascida em Jundiaí, em uma família simples e com poucos recursos, iniciou a carreira do completo zero e hoje tem uma das três maiores três maiores corretoras de seguros da cidade. Estudiosa, sempre foi dedicada ao trabalho e determinada a se tornar uma executiva. É mãe do Guilherme, que hoje trabalha com ela na corretora e se prepara para ser o sucessor do negócio. “Em vários momentos dessa jornada tive, obrigatoriamente, que fazer escolhas e tentar equilibrar meu tempo. Tento me organizar para cuidar da saúde e aproveitar momentos de lazer com as pessoas que amo, mas ao mesmo tempo sou uma empresária extremamente dedicada. Hoje me considero uma mulher realizada.”
Simone acredita que o mundo ainda é um tanto machista e somente com muita dedicação a mulher consegue alcançar o sucesso. “O mais importante é não se vitimizar, trabalhar pela realização dos sonhos e ser feliz.”