jcs_noticias_1170x540

Sincor-SP 90 anos – Unidos para proteger, juntos para existir

No dia 6 de outubro de 1934, um grupo com apenas 25 corretores de seguros fundou o Sincor-SP. Os profissionais perceberam a necessidade de atuar em conjunto para enfrentar as profundas transformações econômicas e sociais que cercavam a atividade. Eles levantaram recursos próprios e começaram a construir um regimento, tendo como principal objetivo a regulamentação da profissão. Até que alugaram uma sala no edifício Martinelli, em São Paulo, para discutir as propostas.

Regulamentação da profissão

O aumento da concorrência na distribuição de seguros acabou por atrair mais corretores, que passaram a apresentar junto ao Congresso Nacional diversos substitutivos de projetos de lei para impedir que pessoas sem qualificação pudessem atuar como corretores de seguros.

Após inúmeras idas e vindas, em 1964, finalmente foi sancionada a lei 4.594, que regulamentava a profissão. A partir de então, para comercializar seguros era necessário possuir habilitação.

Nos anos posteriores à regulamentação, o Brasil passou por momentos de intensa agitação social. O Partido Comunista ganhou força nas urnas e nas ruas, e a repressão culminou no golpe de Estado, instituindo a ditadura militar e mais de 20 anos de governo autoritário.

O Sincor-SP ficou limitado devido às medidas restritivas impostas às entidades sindicais. Como alternativa, os profissionais criaram o Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP), onde passaram a se reunir para defender os interesses da classe. Apesar da repressão, cresceu o número de corretores de seguros no Estado, inclusive com o ingresso das primeiras mulheres na atividade.

O mentor do CCS-SP, Álvaro Fonseca, lembra das muitas lutas enfrentadas ao longo dos anos para regulamentar e consolidar a profissão. “O Clube foi criado há 52 anos, no auge do regime militar, para dar voz aos corretores de seguros, quando os sindicatos não podiam se manifestar. Por isso, temos a honra e o orgulho de caminhar lado a lado com o Sincor-SP, em perfeita sintonia, nessa jornada de transformação da categoria.”

Que privilégio comemorar os 90 anos do Sincor-SP! A longevidade é fruto da sua relevância para nosso mercado: são inúmeros fóruns de debates, encontros e oportunidades, sem os quais o setor não teria o mesmo vigor. Contem conosco para seguir impulsionando os corretores de São Paulo e de todo o Brasil!”

Erika Medici, CEO da AXA no Brasil

Publicidade