12

Seguradoras e corretores se adaptam à nova era da Inteligência Artificial

A influência crescente da IA no mercado de seguros levanta desafios

POR JOÃO PEDRO POLIDO

No panorama atual do mercado de seguros, a ascensão da Inteligência Artificial (IA) desencadeia uma revolução sem precedentes, remodelando a forma como seguradoras e corretores operam e interagem com seus clientes. À medida que a IA se estabelece como uma realidade, os profissionais do setor se adaptam para capitalizar suas capacidades e oferecer serviços mais ágeis, personalizados e eficientes.

Segundo o corretor de seguros, André Biancardi, a personalização do atendimento ao cliente com base em dados e análises de IA pode melhorar a satisfação e a fidelidade à marca. “A automação de processos por meio da IA pode reduzir custos operacionais das seguradoras e garantir prêmios mais baixos para os clientes. Além disso, ajuda a detectar e prevenir fraudes de maneira mais eficiente do que os métodos tradicionais, beneficiando tanto as seguradoras quanto os segurados”, apontou.

Entretanto, o profissional falou como a dependência exclusiva pode levar à falta de pessoal especializado no setor de seguros e limitar a capacidade de lidar com situações complexas, com decisões automatizadas que não levam em consideração a ética e as necessidades individuais do segurado. “Como corretor de seguros, a introdução da IA levanta questões sobre o impacto potencial na profissão. Embora ela possa automatizar tarefas rotineiras, como cotações e processamento de apólices, a essência do papel do corretor como consultor e facilitador de proteção financeira é fundamental. O domínio da tecnologia pode complementar as habilidades humanas, mas não as substituir”, ponderou.

A head de Expansão Internacional do Grupo Samplemed, Luanna Eroles, contou como é o processo do uso de IAs no cruzamento de dados e na análise e subscrição de seguros de vida. “A aplicação de algoritmos avançados permite uma análise de grandes conjuntos de dados. Por padrão, primeiro, a IA coleta e organiza dados relevantes, como histórico médico, estilo de vida e outras informações. Em seguida, aplica algoritmos de aprendizado de máquina para identificar padrões e correlações entre esses dados, auxiliando na avaliação do risco associado a cada apólice de seguro de vida.”

A aplicação de algoritmos avançados permite uma análise de grandes conjuntos de dados. Por padrão, primeiro, a IA coleta e organiza dados relevantes, como histórico médico estilo de vida e outras informações”.

Luana Eroles, head de Expansão Internacional do Grupo Samplemed.

No Grupo Bradesco Seguros, a IA é aplicada de inúmeras formas, principalmente para ações que facilitem o processo de aquisição, utilização de produtos e personalização dos serviços e soluções. O diretor de Inovação, Digital e Dados da companhia, José Loureiro, detalhou exemplos das aplicações. “Uma das inúmeras aplicações, no Grupo Bradesco Seguros, é na subscrição de apólices, que permite otimizar o processo e garantir mais agilidade tanto na jornada do nosso cliente quanto dos corretores. Outro exemplo é a utilização na consulta e emissão da segunda via do boleto e acompanhamento de sinistros para os produtos de automóvel e Ramos Elementares (incluindo o segmento residencial, por exemplo), trazendo mais facilidade e agilidade para os corretores”, mencionou.

Outra seguradora que tem utilizado a IA em alguns dos seus processos é a Zurich. Para o diretor executivo de Tecnologia e Operações, Marcelo Alvalá, há praticidade no autoatendimento, permitindo acionar o seguro de maneira simples e rápida, sem interação humana. “Há economia de tempo para o corretor, uma vez que o cliente tem autonomia para acionar seu seguro. Mas, caso acione o corretor, ele também poderá realizar todo o processo de forma digital.”

Ainda segundo Alvalá, a Zurich trabalha constantemente com a inovação e simplificação dos seus processos e, desde 2021, a seguradora faz uso da Inteligência Artificial para realização de orçamentos para automóveis e aprovação de sinistros. “Dessa forma, a orçamentação e validação de cobertura de parte dos sinistros da companhia são realizadas de forma automática, sem interação manual. A expectativa é reduzir o tempo, gerenciar os custos e melhorar a confiança dos clientes com o atendimento de sinistros”, garantiu.

IA no Sincor-SP

O Sincor-SP não ficou para trás e já está desenvolvendo sua IA para ajudar os corretores associados. O fundador da startup Conversu, Gabriel Sares, explicou o funcionamento da novidade. “A IA é treinada para ajudar no dia a dia operacional do corretor, esclarecendo dúvidas sobre seguradoras e o mercado, com informações atualizadas diariamente pelo Sincor-SP. Por exemplo, se o corretor desejar fazer um seguro para o cliente e precisa saber qual seguradora aceita o risco, através da IA será possível descobrir imediatamente. Cerca de 70% das demandas serão atendidas pela ferramenta”, projetou.

De acordo com Sares, o Sincor-SP pretende auxiliar o corretor operacionalmente, entregando uma ferramenta que possibilita aos associados terem as informações necessárias para dar sequência no trabalho. “Às vezes, levaria cerca de 48 horas para receber a resposta de uma seguradora ou conseguir entrar em contato com o comercial da companhia. Com a IA do Sincor-SP, o associado encontrará essa informação quando bem desejar. Ela consegue servir o corretor em 30 segundos.”

Dicas para o corretor

Luanna sugeriu para os corretores utilizarem a IA para aprimorar o atendimento ao cliente e personalizar as ofertas de seguro. “Os corretores podem empregar chatbots para responder perguntas comuns de forma rápida e eficiente, proporcionando um serviço totalmente acessível. Além disso, a IA pode ser utilizada para analisar o comportamento do segurado e suas preferências, permitindo que os corretores ofereçam recomendações de seguros mais relevantes e sob medida para cada indivíduo.”

Alvalá, por sua vez, acredita que o corretor pode ganhar vantagem competitiva e otimizar processos internos. “Com o uso da IA, os corretores podem ter serviços mais eficientes e fortalecer relacionamentos comerciais.” O profissional, porém, fez uma ressalva. “É crucial garantir a conformidade com regulamentações de privacidade como a Lei Geral de Proteção de Dados e segurança ao implementar soluções baseadas em IA”, concluiu.

É crucial garantir a conformidade com regulamentações de privacidade, como a LGPD, e segurança ao implementar soluções baseadas em IA”.

Marcelo Alvalá, diretor Executivo de Tecnologia e Operações da Zurich Seguros.

Publicidade