SincorCAST fala sobre oportunidades no seguro RC e desafios da saúde suplementar
Nas edições 17ª e 18ª do SincorCAST, o presidente do Sincor-SP, Boris Ber, recebeu executivos da Akad Seguros e da SulAmérica para abordar as atualizações do seguro de Responsabilidade Civil e os grandes desafios que cercam o setor de saúde suplementar. As transmissões aconteceram ao vivo pelo canal da TV Sincor-SP, no Youtube.
17ª edição: com Bruno Mascarenhas
O head de Produtos Digitais da Akad Seguros, Bruno Mascarenhas, destacou oportunidades para os corretores venderem e contratarem seguros de RC, durante o programa que foi ao ar no dia 7 de fevereiro.
Boris Ber perguntou sobre a cultura de contratação do RC no Brasil, inclusive por corretores de seguros. Mascarenhas esclareceu que os corretores já têm um pouco mais de consciência. “Como trabalham com isso, entendem mais a necessidade do seguro, mas ainda existem profissionais de todas as profissões que pensam que nunca erram, que não vão ter problemas, e a seguradora está trabalhando para explicar sobre os riscos e a necessidade”, respondeu.
O executivo destacou que em todas as profissões a Akad detém uma fatia grande do mercado de seguro RC, mas ainda tem um amplo espaço para crescer. “Nosso discurso e recomendação é não focar no erro, mas na alta probabilidade de alguém abrir uma reclamação contra o seu trabalho. Às vezes fazemos tudo direito, mas alguém acha que o serviço não foi devido, então o seguro protege contra custos de processo, de advogado”, argumentou.
Por fim, Mascarenhas explicou que a categoria que mais adquire o seguro de RCP é a médica, que entende a necessidade do seguro por estar vulnerável a reclamações dos pacientes. Em seguida vêm os dentistas, pelas mesmas características. E, em terceiro lugar, estão os advogados. Há ainda forte presença de contadores e agentes de turismo. “Para praticamente qualquer profissão liberal oferecemos cobertura”, comentou.
18ª edição: com Adriana Lins
Na 18ª edição, que foi ao ar no dia 13 de março, Boris Ber recebeu a superintendente regional Comercial Varejo SP Capital da SulAmérica, Adriana Lins, para um bate-papo sobre saúde suplementar.
Ao ser questionada sobre a união da empresa com a Rede D’Or, Adriana respondeu que desde a fusão, a SulAmérica só observa ganhos. “O grupo D’Or com a SulAmérica se torna hoje o maior conglomerado de saúde da América Latina. Hoje, as duas empresas têm uma representatividade de R$ 51 milhões de receita. Isso alcança os nossos beneficiários e corretores, porque já conseguimos trazer uma redução na compra de material, medicamentos, na casa de R$ 100 milhões de economia.”
O presidente do Sincor-SP lembrou que o setor de saúde continua sendo o mais aspiracional pelo consumidor e, ao mesmo tempo, enfrenta dificuldades com altos reajustes e índices de fraudes. “Somos 216 milhões de pessoas e o mercado privado só tem 50 milhões de beneficiários, então temos espaço para crescer. Por outro lado, registramos mais de 100 queixas-crimes abertas contra médicos, clínicas, empresas e, inclusive, corretores, ou seja, toda a cadeia está envolvida”.
Boris Ber lembrou ainda que a categoria precisa ficar atenta às oportunidades do odonto. “O corretor pode ofertar o produto como porta de entrada, pelo fato de ter tíquete menor”, indicou Adriana. “Já vi situações em que o corretor trouxe o cliente pelo odonto e, ao mostrar a competência de seu trabalho, conseguiu levar para o plano de saúde. Se desenvolver um bom trabalho de consultoria, o corretor, com certeza, vai conseguir expandir ainda para o seguro de vida e tantos outros produtos”, concluiu.
Associado de Piracicaba ganha hospedagem no Villa Rossa
Durante o SincorCAST, foi anunciado o ganhador da campanha “Fim de Semana Premiado”. Todos os corretores de seguros que encerraram o ano de 2023 com as parcelas associativas em dia concorreram a uma hospedagem no Hotel Villa Rossa, com duas diárias, para dois adultos, com pensão completa. O vencedor foi Thiago Affonso Russo, associado da Regional Piracicaba