Trabalho em conjunto para aprimorar a entrega dos seguros

O diálogo com os demais participantes e interessados em desenvolver o setor de seguros é fundamental para aprimorarmos a prestação de serviços ao consumidor. Juntos, seguimos buscando soluções para o cenário de riscos que estão sendo declinados pelas seguradoras. Os motivos de não-aceitação são diversos, e vemos os esforços dos profissionais para resolver da melhor maneira.

A Susep, por meio da Resolução CNSP nº 431/2021, viabilizou a atuação no País do modelo de negócios conhecido como Managing General Agent (MGA) nas economias mais desenvolvidas. MGA é uma entidade empresarial que recebe autorização de uma seguradora para administrar programas de seguro e negociar contratos em seu nome, podendo atuar como intermediário entre seguradoras e corretores e/ou segurados. Trabalhar com MGA (também conhecido como representante de seguros) pode fornecer expertise em linhas de negócios específicas, acesso a múltiplos mercados e canais de distribuição e um processo mais eficiente na obtenção de coberturas específicas.

Com isso, profissionais e empresas especializados em algum tipo de produto de seguro, que tenham conhecimento técnico para modelar e trabalhar o produto dentro de características comerciais e limites, podem atender o corretor nesse desafio da aceitação de riscos. São profissionais que estão a serviço dos corretores de seguros, ajudando as companhias a fazerem a distribuição de produtos diferenciados, dando suporte técnico e sem aumentar o preço da venda, pois trazem arcabouço técnico grande por um preço justo, modulando a franquia e valores para a cobertura. Diria que até pelo mesmo preço teremos um seguro muito bem feito.

Este tema foi discutido na 12ª edição do SincorCast, o nosso programa de bate-papo, quando recebemos a Federação de Seguros Gerais (FenSeg), entidade que, assim como a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), está com o compromisso de encontrar soluções para atender esses riscos que não estão tendo uma aceitação fluida.

Diálogo e comunicação, em diversas frentes e para diversos públicos, aliás, têm sido fortes investimentos do Sincor-SP. Não poderia deixar de ser em minha gestão, já que sou um apaixonado e por muito tempo atuei como diretor da área. É o melhor caminho para avançarmos e nos desenvolvermos.

Nesse sentido, o Sincor-SP estruturou um estúdio de gravação de podcasts em sua sede e lançou recentemente o programa SindPodOuvir, exibido nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer e Apple Podcasts, mas também gravado em vídeo para a TV Sincor-SP, no YouTube. Teremos, até mesmo, um estúdio volante do SinPodOuvir dentro do Conec. Foi uma forma que encontramos para levar ao público que não pôde participar presencialmente um gostinho do que é este grandioso evento preparado para os corretores de seguros.

Pois é, chegamos a mais um Conec, o congresso mais aguardado pelos corretores de seguros. Estamos levando o tema “Superação”, justamente por ser a retomada do nosso grande congresso pós-pandemia. A força do corretor de seguros será evidenciada novamente ao mercado e autoridades públicas no Conec, quando receberemos cerca de oito mil pessoas buscando, cada vez mais, se aprimorar para o desenvolvimento do setor.

E este mega evento acontece no mês do corretor de seguros, pois homenagear a categoria é uma missão muito importante que o Sincor-SP abraça. Aliás, em outubro também comemoramos o aniversário da entidade, que em 2023 completa 89 anos.

Fundamental para o desenvolvimento do País, nossa profissão é comemorada em 12 de outubro, reforçando à sociedade a importância da atuação, que protege a vida, o patrimônio e a sociedade, com uma real vocação para o social.

Devemos sempre homenagear e enaltecer os corretores de seguros, especialmente aqueles que atuam de maneira voluntária no Sincor-SP e seus projetos, doando horas para dividir todo seu conhecimento de especialidades diversas com os colegas, pelo desenvolvimento da categoria e do setor.

Atuando juntos pelo aprimoramento das entregas à sociedade, sabemos que o corretor sempre terá papel fundamental para o setor de seguros. E o Sincor-SP também estará forte e atuante, ao lado de uma profissão de importância, cada vez mais, reconhecida.

Um abraço,
Boris Ber, presidente do Sincor-SP.

Publicidade