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Um novo Sincor-SP

Empreendedorismo e ações de vanguarda na corretagem de seguros

No dia 3 de junho de 2014, o Sincor-SP passou a contar com um novo time de profissionais na liderança. A disputa foi acirrada e o grupo venceu as eleições com 55,8% dos votos válidos.

Formado por corretores de seguros especialistas em diversos segmentos e com sede de modernização, o grupo assumiu a entidade alçando a bandeira do empreendedorismo e declarando a construção de um Sincor-SP pautado na união de lideranças e competências para enfrentar os desafios da profissão e enxergar as oportunidades.

De fato, em oito anos de trabalho os desafios não foram poucos. O modelo sindical no Brasil passou pela maior mudança de todos os tempos. A Contribuição Sindical deixou de ser obrigatória, reduzindo drasticamente a receita de todos os sindicatos do País. Além disso, a parceria de longa data para atuação no DPVAT foi cancelada, impactando diretamente no caixa do Sincor-SP.

Para a liderança da entidade ficou a missão: promover uma gestão financeira eficaz e responsável para manter o funcionamento da entidade com menos recursos e, ao mesmo tempo, não reduzir os benefícios oferecidos aos associados.

Em 2018, a chapa liderada pelo presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, foi a única a se apresentar para as eleições 2018-2021, fato inédito no decorrer de 25 anos. A diretoria executiva foi reeleita por aclamação, durante Assembleia Geral Ordinária. Na mesma época, Camillo foi alçado à condição de vice-presidente da Fenacor.

Mas, em 2019, novos desafios e perdas surgiram. O ano iniciou com o falecimento do 2º secretário, Osmar Bertacini, no dia 8 de janeiro, em decorrência de uma cirurgia de cateterismo. O cargo foi ocupado posteriormente pelo corretor de seguros Álvaro Fonseca, que deu continuidade aos trabalhos.

Passado um tempo, no fim de semana de 19 e 20 de outubro, a entidade sofreu um sinistro de grandes proporções. Um vazamento, ocasionado no 30º andar do prédio Conde de Prates, destruiu mobiliários, equipamentos e a própria estrutura do Sindicato. O grupo ficaria com mais um desafio: reconstruir uma propriedade conquistada – a muito custo – pelos corretores de seguros.

E, no início de 2020, o mundo foi acometido pela pandemia da Covid-19. As empresas foram obrigadas a fechar seus estabelecimentos físicos e atender no modelo home office. Para o Sincor-SP, apesar de ser mais um momento desafiador, a estrutura já estava preparada para o atendimento online. No decorrer das gestões, a diretoria investiu em tecnologia, o que permitiu passar por essa situação sem causar qualquer prejuízo ao seu
funcionamento.

E, um a um, os obstáculos foram superados. Em dezembro de 2021, a liderança deve entregar a entidade com as contas superavitárias, uma estrutura moderna e adaptada aos tempos atuais, com presença no ambiente digital e diversos novos serviços para os associados.

“O grande papel das lideranças é conduzir aqueles que são seus representados aos caminhos menos tortuosos e levá-los para um ambiente seguro, onde possam se desenvolver. Todas as nossas ações foram pautadas na defesa do corretor de seguros e na indicação de caminhos de empreendedorismo e sucesso. Hoje, podemos dizer que, mesmo com tantos desafios, conquistamos essa missão”, declara o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo.

Estruturação organizacional
Logo no início da gestão, foi preciso dar ao Sincor-SP uma nova orientação, pois a entidade foi encontrada com dificuldades financeiras e administrativas. Paralelamente, foi oferecida nova orientação para o corretor de seguros com a bandeira do empreendedorismo. A proposta teve adesão da categoria, que viu não se tratar de apenas discursos. A gestão do Sincor-SP deu o exemplo, mostrando que é possível se adaptar e se renovar em tempos de crise.

Visão e Ação – Diretoria e Colaboradores
Em março de 2014, foi implantado o programa “Visão e Ação” para estabelecer diretrizes e discutir o planejamento do Sindicato, com ações voltadas aos corretores de seguros e, ao mesmo tempo, oferecendo capacitação à equipe de colaboradores.

A diretoria participou do treinamento “Escola de Líderes”, com o objetivo de preparar os profissionais na representação dos corretores – tanto em nível estadual, quanto regional.

Os funcionários também passaram por atualização. Anualmente, o time era reunido para acompanhar palestras, discutir melhorias nos processos internos e para conhecer o quadro completo de pessoas que atuam na entidade em todo o Estado. Além disso, os próprios colaboradores construíram o Manual de Normas, Procedimentos e Regulamento Interno, esclarecendo as obrigações de cada departamento e servindo como base de conhecimento aos novos.

Com a equipe engajada e capacitada, em 2018, a entidade deu início a uma reformulação de áreas internas. A entidade agrupou setores correlatos e aperfeiçoou os trâmites de suporte às Regionais, garantindo maior eficiência nos processos e melhorando a percepção da entidade em relação aos associados e suas necessidades.

Home office e alteração de expediente
Visando a redução de custos administrativos, além de oferecer um benefício aos colaboradores, em 2020, o Sincor-SP adotou as sextas-feiras curtas, com expediente das 08h30 às 13h30.

No mesmo ano, diante da pandemia do novo coronavírus, a entidade implantou temporariamente o regime home office, com 100% da equipe trabalhando de maneira remota, mas com total acesso à rede de arquivos e à telefonia. A ação, possibilitada pela equipe de tecnologia, fez com que não houvesse prejuízo no atendimento aos corretores e ao mercado.

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