Corretoras online e atualização configuram cenário de desafios
27 de agosto de 2014O futuro do corretor de seguros diante das dificuldades de crescimento do mercado foi o tema central do Programa Seguro, apresentado pelo 1º vice-presidente do Sincor-SP, Boris Ber. Com participação dos diretores das Regionais Zona Norte e Zona Leste, Marco Antonio Cabral e José Carlos Rossatto, respectivamente, a transmissão aconteceu no domingo (24/08).
Os esforços dos corretores em investir na profissionalização foi lembrado por Rossatto, defendendo que categoria tem procurado se atualizar cada vez mais, a fim de alavancar os negócios. “Me deixa feliz saber que é um mercado que está em busca de especialização, o que favorece o segmento, no sentido de alcançar muitas melhorias. E quem vai ganhar com isso é o consumidor final”, revela.
Já Cabral aponta a união da categoria e das entidades do mercado, juntamente com as seguradoras, em movimento que tem feito a diferença para o avanço do setor. “Esse momento que estamos vivendo atualmente é muito positivo. A força dessas instituições, com base na união do corretor em prol do mercado, vai favorecer o bom andamento dos negócios e os resultados da nossa atividade”, afirma.
Alerta
Durante o programa, Boris questionou a atuação das corretoras que comercializam seguros apenas através da internet, lembrando as diferenças entre os corretores de seguros e as empresas pontocom. “O corretor tem o DNA de ser vendedor, o profissional que prospecta a melhor assistência de pós-venda. Quando se fala em perder tempo na parte administrativa do escritório, explicando determinadas coberturas, talvez esteja aí o grande desafio. O caminho é investir muito mais no relacionamento com o cliente”.
Nesse contexto, Cabral declarou que se preocupa com o avanço das corretoras online, mas acredita na valorização da profissão por parte das entidades e da própria categoria. “Podemos conseguir,com o apoio do Sincor-SP, uma mudança para começar realmente a tipificar essas formas de corretagem, de modo que tanto o corretor pequeno quanto o grande possam ter seu espaço”, argumenta.
Segundo Rossatto, o verdadeiro corretor de seguros, aquele que realiza um bom atendimento, que faz um processo de pré-analise e de pós-venda, não deve temer as corretoras online. “Acho que isso é uma coisa que assusta, porém temos de nos preparar, de modo que, se for uma tendência, tenho certeza que vai existir um caminho onde o corretor de seguros vai conseguir trilhar sem entrar em conflito”, ressalta.
Fonte: Comunicação Sincor-SP