2ª edição do Sincor Digital desmistifica receios dos corretores com a tecnologia
5 de dezembro de 2022O mundo digital sempre foi visto com receios pelos corretores de seguros, ainda mais quando se está acostumado a ter um contato mais pessoal durante as vendas, renovação e todo o processo que envolve o seguro. Mas, para mostrar que o digital não é esse bicho de sete cabeças, o Sincor-SP realizou a 2ª edição do “Sincor Digital – Conectando o Mercado de Seguros”, no dia 29 de novembro, com o tema “Corretor Digital” na Sala do Futuro da ENS (Escola de Negócios e Seguros).
O evento contou com palestras do superintendente da Susep, Alexandre Camillo, e de especialistas em marketing digital, com mediação do presidente do Sincor-SP, Boris Ber. De maneira inédita, a transmissão ainda teve a interação de uma plateia composta por profissionais que atuam nas áreas de tecnologia, comunicação e marketing de empresas do setor, e de diretores executivos da entidade.
Abrindo a conversa, Camillo tratou sobre “sandbox regulatório”, um processo criado pela Susep, que oferece um ambiente de experimento onde empresas podem desenvolver ações inovadoras, com regulamentação diferenciada e valores menores de reserva, para oferta de produtos ao consumidor. “O sandbox permite a atuação em um período de 36 meses para saber se o processo será consolidado e migrará para a área efetiva de uma seguradora, ou se encerrará”, disse Camillo.
Debate com especialistas em transformação digital
Com mosaico composto pelo diretor de Marketing e Estratégia Comercial da Tokio Marine Seguradora, Flávio Otsuka de Castro, pelo vice-presidente de Marketing, Clientes e Dados da Porto, Luiz Arruda, pelo head de Experiência Digital da Icatu Seguros, Humberto Sardenberg, e pela diretora de Marketing e CRM da SulAmérica, Simone Cesena, um debate sobre a transformação digital do setor foi apresentado aos corretores de seguros.
Para Castro, a transformação digital veio para ficar no mercado de seguros e a grande mudança que aconteceu foi o poder dado ao cliente, que agora tem o controle em suas mãos.
Ele apresentou dados de uma pesquisa do Hootsuit, sistema norte-americano especializado em gestão de marcas na mídia social, que revela: cerca 77% dos brasileiros estão conectados à internet, 79% são pessoas que estão ativamente utilizando as redes sociais e 74,4% dos indivíduos (de 16 a 64 anos) pesquisam sobre sua corretora, marca e produto na internet antes de fazer alguma compra. “Tendo em vista que o consumidor está inserido nesse contexto, é muito importante a participação ativa do corretor na internet e nas redes sociais. Temos um grande espaço para os corretores serem influencers de produtos de seguros, saindo do básico, com geração de conteúdo que traga o olhar do consumidor para o mercado”, comentou o executivo da Tokio Marine Seguradora.
O perfil do corretor digital foi apresentado por Luiz Arruda. Segundo ele, os profissionais têm perfil de inbound, de produtor de conteúdo. “Os corretores que geram conteúdo para seus consumidores conseguem ter uma carteira maior de venda, acompanhando todo o ciclo de vida do cliente, com uma jornada cada vez mais rica e com maior produção.”
Sardenberg lembrou ainda que todo corretor pode começar a gerar mais visibilidade à sua marca trazendo conteúdos que aparecem em conversas do cotidiano. “Vamos supor que a pessoa era funcionária de uma empresa que tinha seguro de vida coletivo, saiu para virar MEI e passou a ter seu próprio seguro de vida. É interessante contar nas redes sociais que conhece um cliente que passou por isso e começar a dar dicas do que fazer, assim os consumidores conseguem entender melhor as oportunidades”, indicou.
Simone acredita que nada é feito às pressas, o digital tem que ser implantado conforme a necessidade do corretor. “Temos que partir do começo e o primeiro passo é ter calma para construir um planejamento prático. A ideia que precisamos estabelecer dentro desse universo para explorá-lo da melhor maneira é a identificação de oportunidades”, completou a especialista da SulAmérica.
Durante a conversa, o presidente do Sincor-SP interagiu com os profissionais que estavam na plateia. “Esse diálogo traz uma sintonia muito bacana para o mercado. Estamos aqui com uma sala cheia de especialistas no tema e que estão à disposição dos corretores para ajudar no dia a dia a construir conteúdo de valor para os nossos clientes”, apontou.
A plateia foi composta por Alexandre Oliveira (Zurich Seguros), Bruno Cardoso (SulAmérica), Marco Antônio Gonçalves (MAG Seguros), Nikolaus Steve (MAPFRE), Paulo Henrique Gomes (CAPEMISA Seguradora), Priscila Oliveira (Ituran) e Tercio de Polli (Sompo), e pelo 2º vice-presidente e 1º tesoureiro do Sincor-SP, Braz Romildo Fernandes e Edson Fecher, respectivamente.
Premiações
Os corretores de seguros que geraram o Número da Sorte através da Carteira Digital de Associado, disponível no app Sincor Digital, concorreram a prêmios.
O associado da Regional ABCDMR, Silvio Elias de Oliveira, ganhou um smartphone, e o corretor da Regional Piracicaba, Evaldo de Oliveira, conquistou uma inscrição, com hospedagem, para o Conec 2023.
Fonte: Comunicação Sincor-SP