A Comissão Intersindical, representada pelos diretores do Sincor-SP e executivos de seguradoras do Sindseg SP, realizou, no dia 10 de outubro de 2025, sua 7ª reunião do ano, marcada por uma pauta abrangente que uniu a análise dos resultados do Conec e discussões sobre práticas de mercado, assistência, vistorias e condutas profissionais no setor de seguros.
Avaliação positiva do Conec 2025
O presidente do Sincor-SP, Boris Ber, abriu o encontro com uma análise positiva sobre o sucesso do 20º Congresso dos Corretores de Seguros (Conec), destacando a ampla participação dos profissionais e a qualidade da organização.
“Foi um evento grandioso, com engajamento expressivo dos corretores e resultados que refletem a força da categoria”, afirmou.
Luiz Carlos Ferreira Gomes, superintendente Bradesco Auto/RE, Itamar Henrique Silva, gerente Comercial da HDI Seguros, e Rogério Santos, diretor Comercial da Sompo, também elogiaram o congresso, classificando-o como o melhor já realizado. Fernando Simões, diretor Executivo do Sindseg SP, agradeceu a parceria de Boris e elogiou a condução do evento, especialmente pela presença de autoridades e pelo tom inspirador da abertura.
Práticas de mercado e proteção aos corretores
Entre os principais temas debatidos, esteve a preocupação com práticas inadequadas de ex colaboradores de corretoras estarem levando a produção através de listagens das corretoras e assim abrindo CNPJs.
Boris reforçou a necessidade de ações conjuntas entre corretores e seguradoras para mitigar esses problemas. Luiz Carlos Ferreira Gomes explicou que, ao detectar irregularidades, a corretora é bloqueada imediatamente o código do novo corretor e notifica os sócios, medida elogiada pelos demais membros.
O grupo também discutiu mecanismos internos de prevenção adotados por companhias, como limitar o comissionamento e proibição de descontos em renovações, medidas que visam preservar a ética e a sustentabilidade do mercado.
Assistência, oficinas e vistorias
A 1ª vice-presidente do Sincor-SP e coordenadora da Comissão, Simone Fávaro, trouxe à pauta as dificuldades enfrentadas pelos corretores com oficinas não credenciadas e vistorias de veículos pesados, alertando sobre custos extras e situações que afetam a experiência do segurado. Ela propôs a criação de um quadro informativo que identifique as seguradoras que adotam práticas mais flexíveis em vistorias dos veículos pesados, propondo a opção de ser presencial.
Também foi debatida a necessidade de uma orientação aos corretores sobre abertura de sinistros quanto a escolha de oficinas referenciadas mostrando a garantia dada pela Seguradora e em caso de perda total a não cobrança de estadia.
O que tange a cobertura dos dois veículos no momento da substituição, Itamar Henrique da Silva, da HDI Seguros, esclareceu que a companhia já oferece cobertura simultânea para os dois veículos até a emissão do endosso, reforçando o compromisso com o atendimento ao cliente.
O grupo realizará reunião presencial em novembro, com data a ser confirmada.
O encontro reafirmou o compromisso da Comissão Intersindical em fortalecer o papel do corretor de seguros, promover boas práticas de mercado e manter o diálogo permanente com as seguradoras para aprimorar o ambiente de negócios do setor.