Agentes de proteção social durante todo o tempo
10 de maio de 2017Corretor e corretora de seguros, olá!
O trabalho de proteção social exercido pelo mercado de seguros, cuja contribuição desonera o estado, não se restringe à comercialização de apólices, mas também envolve o aculturamento às pessoas sobre formas de mitigar riscos para vidas e patrimônios. Há três anos, intensificamos essa atuação social durante um mês em específico, abraçando o internacional Movimento Maio Amarelo, realizando ações em São Paulo numa parceria entre o Sincor-SP e o SindsegSP, e que já virou tradição. Hoje os acidentes de trânsito vitimam mais de 50 mil brasileiros por ano, esta é a primeira causa de mortalidade dos jovens (de 15 a 29 anos de idade) e a segunda causa das crianças (faixa de 5 a 14 anos) – precisamos conscientizar a população para diminuir este dado tão alarmante.
Os corretores de seguros são especialistas em proteção, por isso, estão completamente engajados nessa campanha que valoriza a segurança e a vida. Como profissionais de seguros, lidamos com imprevistos todos os dias e sabemos que muitos deles acontecem por imprudência. Com essa iniciativa queremos propagar a preocupação que temos com a segurança de nossas famílias, nossos amigos, bem como da sociedade brasileira. No Sincor-SP, a ação está sendo coordenada pelo diretor Social, Luiz Morales, com a colaboração de diretores regionais da entidade. Neste ano, a agenda de ações por todo o Estado começa em 12 de maio e tem como novidade a entrega de um gibi com a história do herói “Super Seguro”. A publicação traz, de maneira lúdica, dicas para a população se comportar bem no trânsito.
Outro trabalho neste sentido, mas que é feito durante todo o ano, é a divulgação e orientação sobre o uso do Seguro DPVAT. Receber gratuitamente o DPVAT é um direito de toda vítima de acidente automobilístico, mas poucos sabem das coberturas. Uma das situações mais danosas desse desconhecimento é a ação de pessoas inescrupulosas, que se oferecem para intermediar o recebimento do seguro, cobrando uma porcentagem por algo que não deve ter custo financeiro. Além de ações pontuais em eventos diversos relacionados a trânsito, por meio de nossas 30 regionais espalhadas em todo o Estado de São Paulo, o Sincor-SP desenvolve um serviço gratuito e permanente de orientação para que o interessado agilize o recebimento da indenização.
Anualmente também temos a campanha Corretor do Bem, que visa mobilizar a categoria em trabalhar também pelos mais necessitados. Em outros anos aconteceram doações de cobertores, neste ano estão sendo entregues equipamentos para entidades beneficentes – cada um dos 30 diretores regionais do Sincor-SP elege uma instituição de sua região e realiza a compra de um bem no valor de até R$ 3 mil. Os valores foram arrecadados com a ação Passaporte do Bem, realizada no último Conec, por isso, neste ano decidimos levar não apenas corretores, mas representantes de seguradoras que participaram da ação, para acompanharem a entrega.
Com estas e outras ações, principalmente o trabalho profissional do corretor ao longo de sua carreira, seguimos divulgando a importância da categoria e do setor de seguros, reforçando o papel de agente do bem-estar social que trabalha pela coletividade.
Forte abraço,
Alexandre Camillo
Presidente do Sincor-SP