A Akad Seguros ampliou a oferta do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Embarcações ou por suas Cargas (DPEM) para toda a sua base de corretores, desde 18 de agosto. Até então, a comercialização ocorria apenas por meio de parceria com um corretor habilitado. A companhia projeta crescimento de 20% nos bilhetes emitidos até o final de 2025.
O DPEM está disponível no Portal Akad Digital, plataforma onde os corretores podem realizar cotações, contratar o seguro, registrar embarcações, emitir bilhetes e acompanhar sinistros. Desde julho de 2023, quando iniciou a operação, a seguradora emitiu mais de 287 mil bilhetes.
Segundo a Akad, o mercado potencial alcança mais de 1,2 milhão de embarcações elegíveis à contratação. As embarcações esportivas e de recreação representam 81,5% das adesões ao seguro, seguidas por barcos de pesca (5,93%), de passageiros (4,52%) e de passageiros e carga (2,92%).
Entre os estados com maior número de embarcações cobertas pelo DPEM, São Paulo concentra 26% das contratações, seguido por Paraná (13%), Santa Catarina (10%), Rio de Janeiro (9%) e Rio Grande do Sul (8%).
O DPEM foi suspenso em 2016, quando deixou de ser oferecido por seguradoras no país. Em 2023, a Akad obteve autorização da Superintendência de Seguros Privados (Susep) para voltar a comercializar o seguro em parceria com a corretora RBM.
Fonte: Akad/DC COMUNICAÇÃO