Amigo do Seguro contribui para inserção de jovens no mercado de trabalho
31 de janeiro de 2017Com o objetivo de capacitar gratuitamente jovens estudantes do ensino médio de escolas públicas para o mercado de seguros, o projeto teve início em Recife (PE) e já esteve presente em mais de 20 localidades. Em 2016, o Programa contemplou sete cidades: Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), Santos (SP), São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP) e Teresina (PI).
O Amigo do Seguro é desenvolvido em parceria com instituições como o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), o Instituto de Educação e Desenvolvimento Social (Martec), o Instituto Techmail, além de participação das empresas do mercado de seguros e apoio do Sincor-SP. Após formados, os currículos dos alunos são armazenados em um banco de dados, onde ficam disponíveis para estágios.
Em 14 anos de existência, o Programa capacitou mais de 3.200 jovens. No ano passado, dos 275 alunos certificados, 105 conseguiram colocação profissional. O percentual de empregabilidade foi mais alto em São Paulo, com 78% dos alunos empregados.
Felipe Menezes é um exemplo. O aluno de São Paulo conseguiu um estágio na Vilax Corretora de Seguros Ltda. assim que se formou. “Logo após a conclusão do curso, fui informado por um dos docentes que um gestor tinha interesse em me contratar e consegui um estágio em uma corretora de seguros”, conta Felipe. Hoje, o aluno aguarda a resposta de um processo seletivo de uma seguradora de grande porte.
Segundo Felipe, o curso o ajudou a ver o mundo corporativo com outros olhos. “Tive facilidade nas entrevistas das quais participei por conta das aulas que tive no Amigo do Seguro. Frequentar o curso foi uma ótima oportunidade para aprender a me comportar no mercado de trabalho e saber respeitar as diferenças”, avalia.
Para Tatiana Freire, responsável pelo Amigo do Seguro, as expectativas para o futuro são de que o Programa continue se expandindo. “Esperamos que o Programa continue crescendo e que as empresas do mercado de seguros continuem apoiando a nossa iniciativa”, afirma Tatiana.
Fonte: Escola Nacional de Seguros