Artigo: Privilegiados no novo normal
7 de julho de 2020Vivemos um mundo em transformação e essas mudanças nos trazem constantes e complexos desafios. Em nossa atual gestão, tivemos muitos, no entanto, atentos às necessidades de adaptação que esses momentos nos trazem e às oportunidades deste mundo em transformação, estamos realizando mudanças na infraestrutura do Sincor-SP.
Iniciamos uma reforma em nossa sede, adequando nosso espaço de trabalho, tornando-o mais enxuto, adaptado à nova realidade e possibilitando mais eficiência no atendimento aos corretores. Também, em razão dos ensinamentos que esse momento nos traz, e do eficiente atendimento em home office que temos prestado, a partir de 1o de julho todas as nossas Regionais serão transformadas em Regionais Online, preservando seu status local, suas regiões de atendimento e todos os eventos programados. Esse novo modelo poderá ainda nos levar, num futuro próximo, à ampliação das nossas unidades.
Segundo pesquisa da empresa Robert Half RH, o trabalho em home office agrada a maioria: 86% dos profissionais querem trabalhar de casa mais vezes após o fim do isolamento; 67% agora percebem que seu trabalho é possível de ser realizado remotamente; 49% dizem que o equilíbrio entre vida profissional e pessoal melhorou sem o deslocamento no trabalho.
Estamos na linha de frente das mudanças para o novo mundo, o novo normal. Diante disso tudo, concluímos que essas mudanças nos levam a um único caminho: a melhora – seja na representatividade do corretor de seguros, seja em uma maior proximidade com toda a categoria. Esses movimentos exigem dedicação e arrojo por parte da atual diretoria e, neste caso, em especial de nossos diretores regionais. Esta é mais uma prova de que podemos nos reinventar num momento de crise, usar a criatividade, a nossa competência para sairmos melhores e mais fortalecidos.
Como já tem sido percebido por muitos, estamos trabalhando incansavelmente, provavelmente mais do que antes, no sistema home office. As reuniões online favorecem a flexibilidade da agenda e a participação em encontros em outras cidades, Estados. Exemplo disso, foi a reunião que representei a Fenacor, da qual sou 2º vice-presidente, na Secretaria de Política Econômica do Governo Federal, ligada ao Ministério da Economia. Com a Comissão Mista Fenacor/ Sincor-SP de Crédito e Garantia, apresentamos propostas de utilização do instrumento de seguros para apoio da retomada da economia, uma clara demonstração da disposição e contribuição dos corretores de seguros para a sociedade e economia.
Mesmo remotamente, outras importantes ações têm sido articuladas, como a condução do nosso então gerente de certificação digital ao cargo de diretor da Infraestrutura de Chaves Públicas da ICP-Brasil, que por sua vez irá impulsionar o negócio da certificação digital, que é tão importante para o Sincor-SP e muitos corretores de seguros.
O setor de seguros e os corretores, em especial, se adaptaram muito bem à modernização e ao atendimento em home office e a tendência é sairmos fortalecidos da pandemia. O medo, as incertezas e a intranquilidade farão as pessoas se voltarem para o seguro, único instrumento capaz de mitigar riscos, repor perdas e renovar esperanças. Essa condição torna o mercado privilegiado diante de outros segmentos e, por isso, os profissionais precisam se preparar.
Lamentamos a não realização do Conec 2020, devido à pandemia, porém a decisão foi bem pensada e baseada na preocupação com a saúde de todos. Não vamos expor ninguém ao risco, mas estamos criando outras formas de capacitar os profissionais, especialmente para os desafios e oportunidades do novo momento. Na mesma data que aconteceria a abertura do Conec, 25 de setembro, realizaremos um encontro, o Sincor Digital – Conectando o Mercado de Seguros, com o objetivo de estreitar o relacionamento com a categoria e atualizar os profissionais, mesmo que de forma online.
A expectativa para o pós-pandemia é muito boa para o corretor de seguros que estiver preparado e, principalmente, focado para explorar adequadamente as oportunidades que irão surgir. Temos a tecnologia a nosso favor, o que permite a humanização nas relações, pois o corretor pode ver e se mostrar para o seu cliente. Transitamos por diversos setores da economia, sejam os mais afetados e outros que estão em alta. Há pluralidade de produtos e serviços para oferecer aos clientes, que se interessam mais por proteção à saúde, à vida, ao patrimônio. O momento é de fazer o simples, ter atitude e aproveitar os recursos que estão disponíveis. Temos um futuro promissor, e o novo normal exigirá muita sensibilidade de todos.
Fonte: Alexandre Camillo, presidente do Sincor-SP