AssinaSeg: mais agilidade e proteção ao transmitir e armazenar documentos digitais
14 de outubro de 2014O Sincor-SP (Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de São Paulo) apresentou, durante o XVI Conec (Congresso dos Corretores de Seguros), realizado no último fim de semana), uma solução baseada na utilização de certificação digital para modernização e redução de papéis no setor: o Portal de Assinaturas do Mercado de Seguros, AssinaSeg.
O produto, que possibilita assinatura de qualquer tipo de documento, com validade jurídica por meio do Certificado Digital ICP-Brasil, foi elaborado pela Autoridade Certificadora Sincor em parceria com a Certisign. Nesta plataforma, o usuário, além de assinar, pode transmitir e armazenar arquivos no sistema com apenas alguns cliques e total segurança nos processos.
A iniciativa beneficiará tanto os corretores de seguros como o mercado. “As apólices e documentos, como declarações de saúde, por exemplo, precisam ser assinados pelo segurado. Com o sistema, o corretor de seguros faz o upload do arquivo e envia para que as partes assinem o documento com um certificado digital, de maneira muito mais simples e fácil. E este é apenas um exemplo de utilização, pois o sistema poderá ser acessado por todo o setor, para assinar qualquer documento”, declara o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo.
O Sincor-SP também prevê impulsionar o negócio dos corretores de seguros que atuam como Autoridades de Registro intermediando a emissão de certificados digital. “Os corretores de seguros que são ARs terão mais um motivo para vender o certificado digital a seus clientes: a comodidade de assinar suas apólices e documentos através da internet”, acrescenta Camillo.
O sistema também traz economia de papel. “Por ano, são emitidas mais de 40 milhões de apólices de seguros, cada uma com cerca de seis páginas, o que totaliza 240 milhões de impressões. O gasto apenas com a compra de papel representa no setor, em média, R$ 7 milhões. Imagina se acrescentarmos o custo com impressão, motoboy, postagem, armazenamento etc? Vale ressaltar que há também o impacto no meio ambiente”, afirma o diretor do Sincor-SP responsável pela AC Sincor, Manuel Matos.
São muitas as vantagens de migrar os processos físicos do setor para o eletrônico. Com o uso do Portal AssinaSeg, os processos de assinatura começam e terminam no meio eletrônico com muito mais agilidade.
Com a validade jurídica assegurada pelo uso do Certificado Digital ICP-Brasil, o Portal AssinaSeg também é uma solução destinada à proteção dos documentos da corretora de seguros ou seguradora, ao permitir o armazenamento de forma eletrônica, muito mais segura do que em papel, com pastas para cada cliente.
O Portal de Assinaturas do Mercado de Seguros, AssinaSeg, está disponível em www.assinaseg.com.br .
Fonte: Comunicação Sincor-SP