Assistência 24h: entidades se unem para orientar sobre instabilidades
25 de fevereiro de 2022Desde o início do ano, os serviços de Assistência 24h das seguradoras vêm sofrendo com instabilidades. Na ocasião, a Comissão Intersindical do Sincor-SP, liderada pela 1ª vice-presidente, Simone Fávaro, alertou os corretores de seguros. “Durante as reuniões da Comissão, sensibilizamos as seguradoras da gravidade do assunto, de modo que as companhias estão conscientes e trabalhando incansavelmente em busca de soluções, com o credenciamento de novos prestadores e reorientado os existentes em várias regiões do Estado”, explica.
Representantes da Fenacor e FenSeg também formaram um grupo de trabalho integrado e elaborou comunicado conjunto sobre os problemas identificados na prestação de serviços na assistência 24 horas e a respeito das soluções que estão sendo buscadas:
Em continuidade ao comunicado publicado em 24/01/2022, o Grupo de Trabalho Misto criado pela FenSeg e Fenacor elaborou um plano de ação para identificar e solucionar os problemas nos serviços de assistência aos segurados. Em duas reuniões, nos dias 7 e 21 de fevereiro, os membros do GT apontaram os principais motivos que levaram aos transtornos, com reflexos nos segmentos Auto e Residencial, e as ações.
A raiz das dificuldades verificadas nos serviços de assistência tem relação direta com os efeitos da pandemia de Covid-19. A crise econômica enfrentada nos últimos dois anos refletiu no faturamento das empresas de assistência, bem como na redução da mão de obra qualificada, levando algumas empresas a encerrarem suas atividades.
Em paralelo, temos o forte aumento no preço dos combustíveis, especialmente o diesel, e dos insumos como: veículos, plataformas e a manutenção em geral.
Diante das apurações e relatos, os membros do GT Assistência (Fenacor, FenSeg, Sincors, Sindsegs e representantes das Seguradoras) recomendaram as seguintes ações às Seguradoras:
➢ Reuniões com as empresas de assistências para revisão de SLAs (Acordo de Nível de Serviço), preço, prazo e qualidade;
➢ Reuniões periódicas entre os executivos das seguradoras e os corretores;
➢ Revisão de tabelas de preços;
➢ Revisão dos programas de capacitação profissional aos prestadores;
➢ Programas de incentivo e reconhecimento;
➢ Revisão dos scripts e modelos de atendimentos telefônicos;
➢ Implantação de modelos de canais digitais dinâmicos e ágeis;
➢ Investimento em acompanhamento de serviço (intensificar a comunicação);
➢ Dar visibilidade ao corretor de seguros dos atendimentos prestados aos seus clientes;
➢ Estudar um modelo de atendimento ao corretor para desenhar jornadas customizadas;
➢ Aproximação maior das seguradoras com os prestadores de serviço;
A pedido da FenSeg, a Fenacor irá elaborar nova pesquisa nacional no decorrer do mês de março e compartilhará o resultado com o GT para avaliar a maturação das ações implementadas.
O GT representa um compromisso de seguradoras e corretoras de seguros com a prestação dos serviços de assistência 24 horas, mantendo seu padrão de excelência. O trabalho é desenvolvido de forma conjunta com Fenacor, FenSeg, Sindsegs, Sincors e representantes das Seguradoras.
Todos os esforços vêm sendo empreendidos no sentido de minorar as dificuldades enfrentadas pelos clientes. O plano de ação é resultado da união de forças de seguradoras e corretoras no sentido de solucionar tanto problemas de ordem pontual como questões estruturais.
Fonte: Comunicação Sincor-SP