Boris Ber fala sobre desafios e oportunidades para os corretores no programa Panorama do Seguro
2 de março de 2023O presidente do Sincor-SP, Boris Ber, foi o convidado da 155ª edição do Panorama do Seguro, programa do Sindseg SP apresentado por Paulo Alexandre, com a participação do consultor econômico, Francisco Galiza.
“O estado de São Paulo representa, em média, 40% do segmento de seguros no país, por isso Boris tem uma visão bastante ampla do que está acontecendo no setor”, justificou o economista.
Questionando sobre o cenário atual, Boris Ber declarou que, em termos financeiros, o mercado para os corretores do Brasil todo, especialmente os de São Paulo, está muito bom. “Tivemos um aumento significativo no preço do seguro de automóvel, nos reajustes nos planos de saúde, e nas apólices empresariais também. Uma subida de preço nunca antes vista, então, financeiramente, o corretor de seguros está sim faturando mais do que nos últimos anos”, disse. “Mas se olharmos no detalhe, todos nós corretores perdemos em itens segurados, o que não é bom. Porém caminhamos para uma normalização”, ponderou.
“Cabe agora ao corretor aprovar uma estratégia pessoal para conquistar as oportunidades, que surgem exatamente quando o mercado está em situações como esta, com uma necessidade maior de conhecer o cliente, de ver os produtos ele já tem, oferecer novos. Temos oportunidades nos seguros financeiros como responsabilidade civil, garantia, E&O, D&O. Para isso, o corretor precisa sair da sua zona de conforto, arrumar um tempo e estudar esses ramos”, apontou o presidente do Sincor-SP.
O apresentador Paulo Alexandre também comentou sobre o relacionamento do Sincor-SP e do Sindseg SP, que já vem de longo prazo. “Esse relacionamento tende a se fortalecer, porque precisa se manter forte e unido, nós, corretores e seguradores, estamos todos no mesmo barco”, disse Boris. “Temos um exemplo bem-sucedido dessa parceria que é a Comissão Intersindical, que coloca os principais executivos das seguradoras de São Paulo em reunião mensal organizada pela Simone Fávaro, vice-presidente do Sincor-SP. Lá são tratadas várias questões, dificuldades na rotina, sejam elas gerais ou particularidades com cada companhia. Se uma companhia está com problema em uma assistência, uma cláusula um pouco mal interprestada, o Sincor-SP e o Sindseg SP fazem este trabalho conjunto de trazer tranquilidade para o corretor. Temos o pessoal da área técnica que detecta os problemas, traz para a Intersindical e o problema é rapidamente resolvido. Tudo tem muita conversa, o mercado precisa estar bom para corretores e para seguradoras”.
Boris também falou sobre a dificuldade que os corretores de seguros estão tendo na aceitação de alguns riscos pelas seguradoras, o que foi tema de artigo divulgado ao mercado, e que desencadeou uma série de diálogos com representantes de seguradoras e resseguradoras. “Temos que achar uma saída e essa é a função das entidades. Unir esforços pelo desenvolvimento do mercado, e não podemos falar em desenvolvimento se tivermos amarras que não conseguimos soltar. Não adianta pensar apenas em investimentos em tecnologia, em melhorar a jornada do corretor e do segurado – isso é muito bom, claro – precisamos também ter produtos fáceis e aceitáveis na ponta. Mas este diálogo vai trazer frutos rapidamente”, afirmou.
Boris Ber também informou sobre a realização do maior evento do setor de seguros, o Conec, que acontece de 5 a 7 de outubro. “Estamos caminhando rapidamente com as inscrições e a venda de espaços para patrocinadores. Ou seja, o Conec está de pé!”. Ele adiantou algumas novidades. “Teremos trilhas de conhecimento simultâneas, em um palco de 40m haverá quatro conteúdos ao mesmo tempo, o corretor com headphones poderá escolher o que ouvir”.
E apresentou o lançamento do Sincor-SP, o Conectacor. “É um aplicativo que traz um projeto inovador, coordenado pela Simone Fávaro. Muitas vezes nos incomoda ver o corretor perguntando no Facebook sobre questões elementares, para alguém que sabe menos que ele. Estamos pegando estas questões e trazendo novas, vamos tirar muitas dúvidas do corretor, tem uma equipe técnica grande neste projeto. E virá por trás disso uma inteligência artificial, vamos coletar informações que depois serão respondidas de forma automática. Queremos ajudar o corretor, ele precisa se convencer de uma vez por todas que o Sincor-SP é muito importante para ele, nenhum corretor de seguros do estado de São Paulo deveria prescindir de ser sócio”.
Fonte: Comunicação Sincor-SP