JCS Digital
15.06.2022

Câmara dos Deputados aprova MP que institui marco legal da securitização

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (15/06), a Medida Provisória (MP) 1.103/22, que pretende instituir regras para o mercado de securitização. Segundo o Ministério da Economia, as mudanças conferem um novo marco legal para o setor. O texto agora segue para apreciação do Senado.

O deputado Lucas Vergílio (SD-GO) é o relator da MP e elaborou parecer, aproveitando parcialmente 4 das 55 emendas, promovendo ajustes no texto. “Como destacado na exposição de motivos dessa MP, eventos recentes que abalaram o País, como o rompimento de barragens e enchentes em diversos Estados, demonstram a necessidade da existência de um mercado de seguros estruturado para combater o efeito de catástrofes”, declarou no Plenário.

A MP ainda prevê a criação da Letra de Risco de Seguros (LRS), instrumento para captar recursos no mercado de capitais e financiar os riscos de operações de seguro. Segundo o texto, as LRS serão emitidas no mercado por Sociedades Seguradoras de Propósito Específico (SSPE), e os recursos captados vão ser usados para garantir os riscos de seguradoras e resseguradoras, entidades de previdência complementar e operadoras de planos de saúde. As LRS deverão cobrir integralmente os riscos aceitos pela SSPE.

Fonte: Comunicação Sincor-SP, com informações da Agência Câmara de Notícias

NOTÍCIAS

Veja também

Escaneie o QRCode e tire suas dúvidas com a Sinc.IA pelo WhatsApp.

Com a Assistente Virtual do Sincor-SP, você tem acesso a benefícios, eventos, cursos, cobranças e muito mais. Adicione o número (11) 95775-8854 em seus contatos.