Câmara dos Deputados aprova MP que institui marco legal da securitização
15 de junho de 2022A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (15/06), a Medida Provisória (MP) 1.103/22, que pretende instituir regras para o mercado de securitização. Segundo o Ministério da Economia, as mudanças conferem um novo marco legal para o setor. O texto agora segue para apreciação do Senado.
O deputado Lucas Vergílio (SD-GO) é o relator da MP e elaborou parecer, aproveitando parcialmente 4 das 55 emendas, promovendo ajustes no texto. “Como destacado na exposição de motivos dessa MP, eventos recentes que abalaram o País, como o rompimento de barragens e enchentes em diversos Estados, demonstram a necessidade da existência de um mercado de seguros estruturado para combater o efeito de catástrofes”, declarou no Plenário.
A MP ainda prevê a criação da Letra de Risco de Seguros (LRS), instrumento para captar recursos no mercado de capitais e financiar os riscos de operações de seguro. Segundo o texto, as LRS serão emitidas no mercado por Sociedades Seguradoras de Propósito Específico (SSPE), e os recursos captados vão ser usados para garantir os riscos de seguradoras e resseguradoras, entidades de previdência complementar e operadoras de planos de saúde. As LRS deverão cobrir integralmente os riscos aceitos pela SSPE.
Fonte: Comunicação Sincor-SP, com informações da Agência Câmara de Notícias