Consumidores não confiam em seguro pela internet
10 de fevereiro de 2015Uma pesquisa apontou que os internautas têm desconfiança em comprar seguro online, liderando a enquete com 25% das respostas entre os itens que jamais comprariam pela web. Artigos para animais (19%), calçados (17%), roupas (16%) e comida pronta (15%) completam o ranking de rejeição. As justificativas apontadas incluem o fato de não poder experimentar o produto, situação que se também se aplica aos seguros.
Os itens mais comprados em 2014 foram eletrônicos (61%), livros (47%), calçados (44%), roupas (42%) e eletrodomésticos (36%). Mas o levantamento, realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em 27 capitais, revelou outras desvantagens da compra online, de modo que 68% citaram não poder levar o produto na hora da compra, reclamaram de não ver nem trocar o produto (37%) e do prazo de entrega demorado (23%). Em contrapartida, a comodidade de comprar sem sair de casa foi a principal vantagem, com 74%, e o preço, na maioria das vezes, mais baixo (50%).
Fatores como frete grátis (23%) e indicação de amigos e familiares (22%) foram considerados importantes na hora da escolha do site de compras. De acordo com o gerente financeiro do SPC Brasil, Flávio Borges, 49% dos consumidores escolhem o online, pois procuram marcas conhecidas. “Os clientes já sabem usar sites de comparação e se pautam pelos índices de reclamação. Com isso, a gente vê que o consumidor já busca elementos para tomar decisões mais informadas”, completa.
Fonte: Comunicação Sincor-SP