Contratação de planos de saúde segue economia do País e desacelera
15 de janeiro de 2015Seguindo o desempenho de outros setores do mercado segurador, as contratações de planos de saúde médico-hospitalares apresentaram sinais de desaceleração no ano passado. O boletim “Saúde Suplementar em Números”, realizado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), mostra que o crescimento do ramo em 2014 ficou abaixo dos anos anteriores.
Entre setembro do ano passado e o mesmo mês de 2013 a contratação destes planos de saúde cresceu 2,8%, um acréscimo de 1,4 milhão de novos beneficiários. O estudo ainda mostra que, comparando 2010 a 2014, a taxa de crescimento em 12 meses do total de beneficiários cedeu de 5,9% em 2010 para 2,8% no ano passado.
Para o superintendente-executivo do IESS, Luiz Augusto Carneiro, se a economia melhorar, o mercado de planos de saúde acompanhará o crescimento. “Embora as contratações dos planos registrem crescimento superior ao PIB, observa-se uma desaceleração consideravelmente acentuada entre o terceiro trimestre de 2010 e o mesmo período de 2014. Esse é um indicativo importante de queda de ritmo”, analisa.
Os planos coletivos empresariais também mostraram uma desaceleração, no entanto, mais destacada. No terceiro trimestre de 2010, o ramo cresceu 11,1% comparado ao mesmo período do ano anterior. Já no terceiro trimestre do ano passado, a alta foi de 3,8%. “O benefício do plano de saúde é fundamental para a atratividade das empresas. Por isso, é compreensível que esse tipo de plano continue crescendo, mas a persistente desaceleração da economia pode indicar uma tendência de desaceleração do setor”, afirma.
A contratação de planos de saúde pela população acima dos 59 anos também tem apresentado um avanço desde 2013. Na comparação entre o terceiro trimestre de 2014 e o mesmo período do ano anterior, o total de beneficiários com 59 anos ou mais cresceu 4,6%. Já o total de beneficiários com idade entre 19 e 58 anos avançou 2,8%, e o de beneficiários com até 18 anos, 2%.
Fonte: Comunicação Sincor-SP