Corretor de seguros tem participação tímida em países da Europa
5 de setembro de 2014De acordo com uma pesquisa da Insurance Europe, entidade que representa as seguradoras europeias, o mercado de seguros no continente tem uma participação de 35% na distribuição de prêmios do mercado mundial, seguido de América do Norte (30%), Ásia (28%), América Latina (4%) e Oceania (3%). Outro fator apontado pela pesquisa foi o papel do corretor de seguros no continente como canal de distribuição.
Enquanto os bancos são responsáveis pela distribuição majoritária dos seguros de vida, os agentes e corretores de seguros se destacam como canal para os outros ramos. Em Portugal e na Turquia, por exemplo, o canal representa quase 80% da distribuição do produto. Contudo, em alguns países, como Holanda e Reino Unido, por exemplo, mais de 70% da distribuição dos seguros de vida é feita através do corretor de seguros.
As vendas diretas se tornaram um canal expressivo na Europa, em alguns países são até mais utilizadas do que outros meios, como, por exemplo, na Croácia, onde mais de 70% da distribuição de produtos não-vida, é feita através deste canal. O país com a menor participação de venda direta é a Alemanha, onde os agentes representam mais de 50% da emissão de apólices. A Bélgica é o país onde o corretor de seguros é o maior representante do produto, com mais de 60% na distribuição, em seguida vem o Reino Unido, com pouco mais de 50%.
O faturamento das empresas também foi foco do estudo, que revelou um valor de € 1,1 trilhão em 2013, com 60% em produtos de Vida, 30% em Ramos Elementares e 10% na área de Saúde. O setor é o que mais contribui na União Europeia, arrecadando € 8,5 trilhões em ativos, chegando a representar 60% do PIB do continente.
Fonte: Comunicação Sincor-SP