Diretor da IBM recua, pede desculpas e elimina trechos ofensivos de artigo
17 de novembro de 2014A reação do Sincor-SP ao artigo do diretor de Marketing da IBM, Mauro Segura, foi realizada em duas frentes. A primeira, divulgada por nossos canais de comunicação na semana passada, foi encaminhada à IBM e já resultou em pedido de desculpas do autor do texto. A segunda se configurou por meio de carta direcionada ao presidente da Mapfre, também assinada pelo presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, solicitando posicionamento da seguradora sobre a questão.
Na resposta da companhia, o diretor geral da Rede Mapfre e Canais Estratégicos, Dirceu Tiegs, ressalta o papel do corretor de seguros e agradece “pela contribuição costumeira e sempre relevante à melhoria do nosso negócio”, detalhando como acontecerá o Projeto Millenium, que prevê a venda de produtos em pontos de varejo.
Para conhecimento da categoria, seguem os conteúdos mencionados:
1) Carta do Sincor-SP à Mapfre
“Prezado Sr. Marcos Eduardo dos Santos Ferreira
O diretor de Marketing da IBM, Mauro Segura, é autor do artigo “O case do ano em marketing?”, publicado em 5 de novembro pelo site Meio & Mensagem. Temos ciência de que a Mapfre foi mencionada como case de inovação e não pode ser responsabilizada pela argumentação, porém o articulista, mesmo confessando ‘não entender bem’ a dinâmica do mercado, deprecia o trabalho e a imagem dos corretores de seguros, induzindo os leitores a ver nossa profissão como “dispensável” no contexto da economia do País.
O Sincor-SP repudia manifestações dessa natureza, tendo em vista a parceria produtiva que temos mantido com a Mapfre ao longo de décadas de esforço conjunto. Com números tendenciosos, o autor sugere que estamos diante de uma indústria sem expressão, desprezando avanços e conquistas do setor nos últimos anos e ignorando que a maior parte delas tiveram participação direta do corretor de seguros e das seguradoras.
Diante do exposto, solicitamos um parecer da Mapfre, esclarecendo que o corretor de seguros é e continuará sendo o principal canal de distribuição da companhia, mesmo no caso das vendas em varejo, uma vez que essa tem sido a explicação da empresa para a novidade da comercialização de seguros através de tecnologia que vai oferecer o produto Família Sempre Protegida em supermercados, farmácias, lojas de departamento, bem como aeroportos e rodoviárias, entre outros pontos com grande circulação de potenciais consumidores.
Acreditamos, portanto, que o texto está em desacordo com as próprias diretrizes da Mapfre e reforçamos que a argumentação apresentada é falha e injustificável. Ressaltamos que o Sincor-SP tem a missão de defender a categoria, aguardando o posicionamento oficial da companhia para aprofundarmos diálogo construtivo em benefício do nosso mercado.
Enfatizamos também que o Sincor-SP está sempre à disposição para contribuir no sentido de evitar eventuais desgastes que possam surgir no lançamento de produtos ou qualquer outra situação”.
2) Resposta da Mapfre
“Em nome da Mapfre agradeço pela contribuição costumeira e sempre relevante à melhoria do nosso negócio e à valorização do trabalho dos nossos parceiros corretores, nosso principal canal de distribuição, no qual investimos em estruturas de atendimento, capacitação e tecnologia, por entender que é ele, corretor, o profissional especializado para indicar o melhor produto ou serviço que garanta a estabilidade sócio econômica de uma pessoa, de uma família e de uma empresa.
No presente caso, empenhamos nossos melhores esforços, como sempre, para fazer chegar ao articulista os esclarecimentos sobre o papel essencial dos corretores nas nossas operações de seguros.
Em relação ao projeto Millenium, o papel do corretor de seguros inicia antes da ativação do seguro. É ele que fará a prospecção e negócios em espaços como supermercados, varejo, aeroportos, etc. Ele também poderá ampliar a possibilidade de oferta para uma massa de não possuidores de seguros, independentemente de sua classe social. Além disso, esses profissionais automaticamente passarão a ter os novos clientes em sua carteira para atuarem naquilo em que são especialistas, na orientação e na consultoria aos segurados.
Outro ponto é a inserção dos dados do corretor nas embalagens dos produtos, que farão parte do negócio em todo processo de comercialização. Por fim, os clientes capturados pelo projeto Millenium terão base compartilhada com a corretora e, a partir desse acesso, fazer novas vendas a eles.
“Com isso, reafirmo que, da nossa parte, asseguro que a Mapfre vem garantindo em suas ações e comunicações, e vai seguir garantindo, o merecido destaque ao trabalho fundamental dos corretores”.
Fonte: Comunicação Sincor-SP