Encontro das ARs Empreendedoras promove aproximação com equipe de autoria da Ernest & Young
8 de dezembro de 2021A ID Seguro reuniu de maneira online os gestores de Autoridades de Registro de sua rede no dia 08 de dezembro, em mais um Encontro das ARs Empreendedoras. Desta vez o tema foi “Auditoria e Planejamento 2022”, recebendo a equipe da Ernest & Young (EY), empresa contratada pela ID Seguro para a realização dos processos de auditoria de toda a rede. “Nosso objetivo é trazer o processo de auditoria para mais próximo das ARs. É como um raio-x da empresa, com uma análise de tudo o que acontece, mas pode ter falhas nessa imagem por falta de comunicação”, explicou José Camilo Nagano, gerente de Certificação Digital da ID Seguro.
Leonardo Lucas, gerente sênior da EY Brasil, explicou os procedimentos de auditoria realizados para a avaliação da segurança do ambiente de certificação digital e da qualidade dos seus respectivos procedimentos operacionais. Após a realização de uma auditoria, a AR recebe relatório com classificação nos seguintes conceitos: 1 – adequado, 2 – aceitável, 3 – deficiente, 4 – inadequado e 5 – inaceitável. Nagano declarou que todas as ARs da ID Seguro estão nos conceitos 1, 2 ou 3, aprimorando eventuais deficiências. “Não temos nenhuma AR no conceito 4 ou 5, por isso quero aproveitar o momento para dar os parabéns aos nossos gestores que tanto zelam pela qualidade e atenção as processos”.
Após a elaboração de relatório de possíveis melhorias, a AR faz a adequação das pendências, e então a EY faz uma nova análise, enviando o relatório para a validação da ID Seguro.
Pontos de atenção para 2022 foram destacados por Leonardo Lucas, como demoras para adequação das pendências, de comunicação de desabilitação de agentes de registro, ou de assinatura do inventário de ativos. Foi apontado que muitas vezes o atraso no processo é por parte de outras empresas, como o PSS (Prestador de Serviços de Suporte) Certisign. Nagano orientou para que as ARs guardem imagem dos processos e notificações no dossiê do agente de registro. “São detalhes que acabam atrasando o processo e baixando a nota de avaliação de uma AR que opera certinho”, afirmou.
“Estamos ouvindo as ARs da ID Seguro, essa parceria é muito bacana porque acaba refletindo em todos os gestores. Estamos tomando o cuidado de alinhar a melhor forma de padronizar nossos testes e chamar atenção para pontos em que estamos encontrando dificuldades na hora de receber evidências e realizar nossas avaliações. Vocês precisam ficar atentos a esses pontos para não ter uma avaliação que não condiz com a realidade”, disse Leonardo Lucas.
Outros profissionais da equipe EY que tratam com as ARs foram apresentados na reunião online, como os assistentes Felipe Adir, e Ludgera Reis. “Eu que começo o atendimento enviando as pendências, é um prazer estreitar nosso contato”, disse ela.
No espaço para perguntas, Nagano respondeu que o trabalho remoto do agente de registro, com a pandemia, está regular. “O trabalho da EY é verificar se a AR está cumprindo os normativos, mesmo estando em home office. Hoje, com o advento da videoconferência, é possível atuar remotamente”, disse.
No início do ano a ID Seguro irá enviar a cada AR a previsão do período de auditoria, para que possam se planejar. “Em nossa visão é importante que o gestor esteja presente”. Também será enviado com 30 dias de antecedência um comunicado para a AR com um check-list para que se preparem e a auditoria aconteça de forma mais simples e rápida.
Fonte: Comunicação Sincor-SP