Exemplo de empreendedorismo feminino para celebrar o Dia Internacional da Mulher
9 de março de 2021De faxineira a empresária, Mazé Lima apresenta sua história empreendedora no mercado de doces, durante live realizada pelo Sincor-SP nesta segunda-feira (08/03), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A transmissão foi conduzida pela 2ª vice-presidente do Sincor-SP, Simone Fávaro, além de contar com a participação do presidente da entidade, Alexandre Camillo, com direito a sorteio de brindes entre as corretoras de seguros.
“É uma honra representar as mulheres do mercado de seguros neste dia especial. A Mazé tem uma história surpreendente e, com certeza, várias mulheres se colocaram no seu lugar. Com uma vida cheia de dificuldades, não deixou de desbravar esse mundo e criar seu produto, os doces”, disse Simone.
Quando criança, Mazé conta que sua mãe ensinou a fazer doces caseiros, mas era uma atividade que não gostava. “Passei anos sem entender o motivo da minha mãe ter me colocado para aprender a fazer a doces. Depois, entendi que ela já plantava a semente no meu coração”.
Inspirando mulheres de diversos segmentos profissionais, Mazé iniciou sua jornada na cidade Carmópolis de Minas, região centro-oeste do Estado de Minas Gerais, onde trabalhou com faxina durante quatro anos. “Foi meu primeiro emprego de carteira assinada. Sempre digo, não importa o que você faça, quando faz com amor, o trabalho fica maravilhoso. Fui muito feliz ali, limpando o chão que todos pisavam”.
Depois de perder o emprego e com todas as dificuldades de arrumar outro, tomou uma decisão que iria mudar sua vida. “Já que ninguém me dá emprego nessa cidade, vou criar o meu e gerar muitos frutos”. Sem ter dinheiro nem para comprar leite, lembrou do ensinamento de sua mãe e decidiu fazer um tacho de doce e começar a vender. “Ganhei R$ 20 e percebi, naquele momento, que mudaria o rumo da minha história”.
Ela passou, então, a vender doces para uma lanchonete que havia na cidade. Na época, o dono disse que aquele tipo de doce já era oferecido pelo estabelecimento, por isso, pediu para fazer frutas cristalizadas. Sem nem ao menos saber o que era, Mazé foi atrás, até que uma vizinha a ensinou a preparar. “Quero deixar para vocês o maior exemplo de vida: sempre que tiver oportunidade, apoie uma mulher, colabore, você pode transformar a vida dela.”
E foi assim que sua carreira começou. Desafiada por um cliente a melhorar a qualidade do doce cristalizado, um doce que até então ninguém conhecia, Mazé endividou-se financeiramente, mas não desistiu. Até que, em 1999, ela criou a Mazé Doces.
Depois de aprender sobre empreendedorismo, investimentos na produção e gestão do negócio, por um curso do Sebrae, estruturou a empresa e passou a ter a sua própria fábrica. Logo depois, inaugurou a primeira loja de doces na cidade. “O meu sonho era que as pessoas de Carmópolis tivessem um produto próprio da cidade para presentar suas famílias, amigos e todas as pessoas que visitassem a região.”
Com tantos desafios em sua carreira, Mazé conseguiu se sobressair e foi conquistando o mercado. Ganhou diversos prêmios e começou a dar palestras. “Hoje, a Mazé Doces continua crescendo e conto com o apoio dos meus dois filhos. Toda mulher sabe como é difícil conciliar o trabalho e a família, e tive a oportunidade de criá-los sempre ao meu lado”.
Em 2019, a empresa completou 20 anos. “Tomei a decisão de investir mais em conhecimento para os próximos 20 anos da Mazé Doces, mas sem perder o nosso diferencial, que é produção artesanal”.
E com o início da pandemia em 2020, ela percebeu que devia se adaptar e vender os doces online. “De alguma forma a Mazé Doces está nos lares das pessoas nesse momento de tamanho desafio para humanidade. Tudo é possível quando acreditamos e fazemos com amor, e desejo que acredite no seu potencial, realizando o seu sonho”.
Sorteios entre as corretoras
Durante a live, as primeiras seis perguntas enviadas por mulheres para o WhatsApp do Sincor-SP foram presenteadas com o livro “Mulheres no Seguro” e uma cesta de doces da Mazé Doces.
As ganhadoras foram Cristina Alves da Silva (São Paulo), Ana Paula Luz (São Paulo), Cleonilde Penha de Castro Cabral (Guarulhos), Sandra de Almeida Morais (Taubaté), Marilda Aparecida Ribeiro Maciel (São José do Rio Preto) e Carmen Barau (Campinas).
O presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, parabenizou a convidada pela oportunidade em divulgar sua história para o mercado de seguros. “Em nome de toda a diretoria do Sincor-SP, você, corretora de seguros, empreendedora, e todas as mulheres que nos assistem, recebam essa homenagem trazida por uma vencedora, exemplo de pessoa e de empreendedorismo para todos nós. Deixo meu carinho, respeito e gratidão, pelo o que vocês representam”.
Fonte: Comunicação Sincor-SP