ID Seguro e Certisign lançam certificado digital armazenado em nuvem
23 de janeiro de 2019A ID Seguro, em parceria com a Certisign, realizou nesta segunda-feira, 21 de janeiro, o lançamento do novo remoteID, certificado digital armazenado seguramente em nuvem, para a rede de Autoridades de Registro geridas por corretores de seguros, que farão a distribuição do produto.
Alexandre Camillo, presidente do Sincor-SP, entidade que em 2005 criou a rede ID Seguro como inovadora forma de negócios para atuação dos corretores de seguros, declarou que hoje a certificação digital é uma importante fonte de renda para os profissionais e empresas da categoria, por isso se debruçam em novidades para atender cada vez melhor. “O promissor ano de 2019 já começa com novidades na também promissora área de certificação digital”, disse.
O remoteID é uma solução desenvolvida pela Certisign para o armazenamento de certificados digitais pessoas físicas e jurídica, do tipo A3, com validade de 1, 3 ou 5 anos. É uma nova opção de armazenamento em nuvem que mantém o certificado sempre disponível e seguro, tornando opcional a utilização de mídias como o token e o smartcard, para o armazenamento dos certificados digitais.
A tecnologia de armazenamento em nuvem utilizada pelo remoteID é similar aos famosos serviços, casualmente utilizado por milhões de pessoas, oferecidos por empresas como Google (Google Drive) e Apple (iCloud). Seus principais diferenciais estão embasados no alto padrão de segurança, rastreabilidade e enquadramento nos protocolos estabelecidos em Normativa ICP-Brasil.
“O remoteID Certisign é a mais nova opção de armazenamento de certificado digital, mantendo-o sempre disponível e seguro. Com essa nova plataforma, o usuário pode assinar documentos, petições, contratos e qualquer outro tipo de documento, com máxima segurança e praticidade. E tudo isso sem precisar carregar mídias físicas (tokens, smartcards ou leitoras de cartão) e realizar instalações complicadas no computador”, explicou Leonardo Gonçalves, diretor Comercial da Certisign.
De acordo com José Nagano, gerente de Certificação Digital da ID Seguro, hoje 70% a 80% das vendas de certificados digitais são sem mídia externa de armazenamento (aqueles armazenados diretamente no computador). “Com o remoteID o certificado digital não fica limitado a apenas um computador, pode ser acessado da nuvem, quando e onde o usuário precisar. Começamos o ano de 2019 com uma grande novidade, que promete cair no gosto do público e alavancar vendas”.
Benefícios do remoteID Certisign:
Segundo fator de autenticação – Para trazer mais segurança no uso do certificado digital.
Mobilidade – Uso do certificado digital em qualquer dispositivo, seja ele desktop ou móvel (Smartphones e tablets).
Rastreabilidade – Controle total do gerenciamento do certificado digital, tendo uma “Trilha Auditoria” do uso em nuvem.
Padrões de altíssima segurança – Garantindo que o certificado digital não seja violado.
Compatibilidade – Ganho de compatibilidade em sistemas operacionais (como MacOSx), suportando os principais navegadores do mercado.
Integrações – API’s de fácil utilização, utilizando protocolos estabelecidos em normativa ICP BRASIL (Oauth2).