Importância da comunicação no dia a dia do mercado de seguros
5 de março de 2022Para falar sobre “Novas estratégias de comunicação aplicada à venda de seguros”, no painel do 22º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros, o presidente do Sincor-SE, Erico Melo, recebeu o estrategista de comunicação do LinkedIn Top Voices e TEDxSpeaker, Marc Tawil, o diretor-geral da Escola de Negócios e Seguros (ENS), Tarcísio Godoy, e o vice-presidente da Claro, Fabio Augusto Andrade.
Na ocasião, os painelistas destacaram que a comunicação se tornou uma das principais ferramentas de vendas para as empresas, e isso inclui os corretores de seguros. Segundo Marc Tawil, para viver no mundo de hoje é preciso aprender a se comunicar. “O papel do corretor é, cada vez mais, necessário, e a comunicação precisa avançar junto com a qualidade deste profissional. Não adianta só ter uma comunicação assertiva, ela precisa ser usada de forma estratégica no começo, meio e fim, dessa maneira, você consegue se comunicar assertivamente”.
A implementação do 5G no Brasil foi abordada pelo vice-presidente da Claro, que comentou como a tecnologia vai impactar setores e indivíduos e, até 2028, todo o País terá acesso. “Acredito que vai melhorar muitos setores, mas ainda é muito cedo para dizer o que vai ser aprimorado. Claro que terá uma rapidez maior nos comandos, transmissão de vídeo em alta qualidade, além de mudar a mobilidade. No entanto, não vai mudar muito para o usuário final, mas para as indústrias sim, já que vai modernizar, e facilitar, o trabalho do dia a dia.”
O diretor da ENS trouxe as estratégias de comunicação utilizadas pela Escola, destacando que os canais devem ser divididos em dois: terreno próprio, que é aquele que está sob gestão da empresa, como e-mail, WhatsApp, e o terreno alugado, que são as redes sociais e outros canais que dependam de terceiros. “Temos que ter em mente que a humanização e a proximidade com o consumidor são fatores altamente finalizadores, independente dos canais. Para ter uma boa reputação é preciso conhecer o produto, cuidar do terreno, gerar conteúdo relevante, posicionar os canais de atendimento e colocar sua marca em primeiro lugar, lembrando que o cliente sempre escolhe o canal pelo qual quer se comunicar”, explicou Godoy.
Sobre a utilização de inteligência artificial no atendimento ao consumidor, Marc Tawil acredita que a sociedade se adaptou, mas ainda procura por assistências de carne e osso. “No seguro, por exemplo, as pessoas querem se sentir acolhidas e terem suas dúvidas sanadas. Quando temos relacionamentos mais antigos, gostamos de conversar com as pessoas. Não adianta querer fazer tudo por um robô”.
O especialista ainda ressaltou que o corretor deve trabalhar na sua reputação, lustrando sua marca pessoal. “Tem que ter consciência de que a todo momento você está comunicando algo e deixando uma marca no mundo. Quando você tem honestidade intelectual e assume os erros, as pessoas se identificam e se relacionam melhor. Temos sempre que tratar as redes assim e sempre pensar no que queremos mostrar. Minha reputação tá na mão do outro, então, temos que trabalhar para manter uma boa reputação. O que posso fazer ativamente é me posicionar em como eu quero ser percebido, em como eu quero me vender”, revelou Tawil.
Fonte: Comunicação Sincor-SP