Fundado em 6 de outubro de 1934, o Sindicato de Empresários e Profissionais Autônomos da Corretagem e da Distribuição de todos os ramos de Seguros, Resseguros e Capitalização do Estado de São Paulo (Sincor-SP) é uma entidade representativa da categoria dos corretores de seguros, criada para defesa e coordenação de interesses econômicos da corretagem, promovendo cursos, elegendo ou designando representantes, celebrando convenções, acordos e contratos coletivos de trabalho, estabelecendo contribuições para todos aqueles que participam da categoria, regionais sindicais nas cidades do Estado e promovendo demais ações e medidas judiciais previstas em lei e normas convencionais.
O Sincor-SP conta atualmente com um presidente, seis diretores executivos, 17 suplentes, 4 vice-presidentes, 25 coordenadores, 110 membros e 150 assistentes de comissões, 30 diretores regionais e cerca de 100 colaboradores.
Para melhor atender os corretores de seguros de todo o Estado, a entidade possui 30 diretorias regionais: ABCDMR, Araçatuba, Araraquara, Assis, Barretos, Bauru, Campinas, Fernandópolis, Franca, Guarulhos, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Nova Alta Paulista, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Taubaté e na cidade de São Paulo (Centro, Norte, Sul, Leste e Oeste).
História
Desde 1934, o Sincor-SP vem construindo uma casa para seus associados, com seriedade e propósitos de progresso, solidificados ao longo das gestões. Essa postura marca a ação empreendedora do Sindicato, que desde sua fundação já mostra a determinação da classe dos corretores de seguros.
A Câmara do Comércio Importador, na Rua Boa Vista, na cidade de São Paulo, foi o local escolhido por 52 corretores, agentes e inspetores de seguros de vida, que se reuniram para discutir a instalação do Sincor-SP, no dia 6 de fevereiro de 1934.
Após muitos ajustes pertinentes às condições de trabalho na época, principalmente o fato dos profissionais da corretagem de seguros serem contratados das companhias de seguros, a assembleia convocada nesta reunião votou, por unanimidade, a fundação do Sindicato e estabeleceu uma comissão responsável pela elaboração do Estatuto.
Após sete meses de trabalho, em 26 de setembro do mesmo ano, o Estatuto do Sincor-SP foi aprovado através de votação de assembleia. No mês seguinte, em 06 de outubro, o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio reconhecia oficialmente a entidade representativa dos corretores de seguros. Uma etapa importante estava cumprida. Armando Rebucci, um dos 52 corretores, foi eleito pela assembleia como o primeiro presidente do Sincor-SP e exerceu seu mandato de 10 de outubro de 1934 a 10 de março de 1937.
De 1934 a 1963, foram inúmeras as tentativas de regulamentação da profissão de corretor de seguros, uma das lutas mais árduas do Sindicato. Nesse período, muitos projetos foram encaminhados ao Ministério do Trabalho tentando promover a disciplina e moralização dos profissionais, porque na época, bastava uma simples anotação na carteira profissional, para que qualquer pessoa pudesse angariar seguros, sem a especialidade no assunto.
Finalmente, em 29 de dezembro de 1964, através da Lei 4.594, se estabeleceu a regulamentação da profissão impedindo o acesso de pessoas não qualificadas no trabalho de intermediação. Estava vencida uma das principais batalhas do Sindicato dos Corretores de Seguros, que, neste período, contemplou mais dois novos presidentes, José Logullo e Roberto da Silva Porto, que mantiveram vivo o espírito de luta da entidade, prosseguindo os trabalhos de fortalecimento da classe.
Mas era preciso qualificar os profissionais, de maneira que se diferenciassem pela formação e especialidade no desenvolvimento da profissão, ganhando assim, recursos para a concorrência desleal que ainda existia em relação à reciprocidade bancária.
Através de um trabalho que durou mais de nove anos, em 21 de março de 1975, foi criada a Federação Nacional dos Corretores de Seguros – Fenacor, com autorização do Ministério do Trabalho, cuja função principal era formar os profissionais da área de corretagem de seguros.
Sede Própria
O Sindicato se instalou provisoriamente na Rua São Bento, nº 51 - 9º andar, sala nº 993. Permaneceu neste endereço até se solidificar mais uma conquista, a compra da nova sede. Já em 1983, o Sindicato tinha seu endereço próprio, na Rua Líbero Badaró, 293 - 15º andar cj. 15 C e, em um trabalho de expansão e crescimento, em 1993, instalou-se no 29º andar do mesmo endereço, em uma área total de 990m2, estabelecendo assim, maior estrutura e recursos para um amplo atendimento às necessidades da categoria.
A entidade, então, começa a passar por um processo de modernização, instalando Regionais por todo o Estado de São Paulo. Cria departamentos para auxílio dos corretores de seguros, implanta o programa Cultura do Seguro e amplia significativamente seu quadro de associados.
Nas últimas décadas, o Sincor-SP vem, cada vez mais, ajudando o corretor de seguros através de recursos que valorizam o profissional, proporcionando-lhe condições e preparo por meio de orientação para enfrentar um mercado cada vez mais competitivo. Através dos benefícios criados pela entidade e da representatividade junto aos órgãos governamentais, o Sindicato está em constante busca de condições mais justas no exercício da atividade.