Mercado de seguros e lideranças se reúnem para celebrar 90 anos do Sincor-SP
27 de setembro de 2024O Sincor-SP completa em 2024 um marco histórico: são 90 anos de atuação na defesa e desenvolvimento dos corretores de seguros. A celebração ao aniversário reuniu lideranças do mercado de seguros em uma sessão solene, proposta pelo vereador de São Paulo Aurélio Nomura, nesta quarta-feira, 25 de setembro, na Câmara Municipal de São Paulo.
O evento foi uma oportunidade para celebrar o legado da instituição e reconhecer a contribuição de cada um que ajudou a construir essa história, contando com a presença de corretores de seguros, autoridades políticas, representantes de seguradoras, dirigentes de entidades, personalidades do mercado de seguros, da imprensa especializada, colaboradores do Sincor-SP e outros convidados.
O cerimonial destacou o trabalho de profissionais que, ao longo desses 90 anos, estiveram nas diversas gestões do Sincor-SP como: presidentes, diretores executivos, diretores suplentes, conselheiros fiscais, delegados junto à Fenacor, vice-presidentes, diretores regionais, diretores adjuntos, coordenadores e membros de comissões técnicas.
Convidados de honra
A mesa diretiva do evento contou com a participação de lideranças públicas e do setor. O vereador de São Paulo, Aurélio Nomura, presidiu o ato solene, e compôs a mesa ao lado do anfitrião e presidente do Sincor-SP, Boris Ber; do presidente do Sincor-SP nas gestões de 2014 a 2021, Alexandre Camillo; do presidente do Instituto de Longevidade e do Conselho Deliberativo da MAG Fundo de Pensão, Nilton Molina; do presidente do Sindseg SP, Rivaldo Leite; do 1º vice-presidente da Fenacor, Manuel Matos; do presidente do conselho diretor da CNseg, Roberto Santos; e do superintendente substituto da Susep, Carlos Queiroz.
Aurélio Nomura destacou que o Sincor-SP é a casa do corretor de seguros, que verdadeiramente abriga esses profissionais que realizam uma atividade de grande responsabilidade e confiança. “O Sincor-SP desempenha um papel extremamente importante, pois abrange os profissionais de todos os ramos de seguros e representa a categoria em todo o estado de São Paulo. Parabenizo o amigo Boris Ber, presidente desta entidade, pelo trabalho que vem realizando em sua gestão”, disse. “O corretor de seguros tem um papel relevante, pois é a ele que fica a tarefa de apresentar a melhor proposta, de tirar todas as dúvidas do cliente e encaminhar a contratação”, completou.
Boris Ber comentou que muitos podem pensar que chegar aos 90 anos significa estar ultrapassado, mas se orgulha em ver a entidade na plenitude da sua força e representação, marcando sua importância perante o maior mercado de seguros do Brasil. “Nas últimas décadas, o Sincor-SP vem, cada vez mais, ajudando o corretor de seguros através de recursos que o valorizam, contando hoje com uma sede moderna, capaz de atender as necessidades dos associados, com uma estrutura altamente profissional, com especialistas em diversas áreas e atividades para que o corretor tenha uma pronta resposta”, garantiu. “Podemos em algum momento ter a sensação de que sozinhos ou num pequeno grupo vamos conseguir resolver ou defender alguma coisa, mas, sem dúvida nenhuma, se tivermos uma categoria unida e forte essa missão será mais fácil de ser alcançada”, enfatizou.
Alexandre Camillo ressaltou que não haveria lugar melhor para comemorar o aniversário da entidade que representa os corretores de seguros do que a casa do povo. “Como sempre digo, o corretor de seguros é a voz do consumidor, é o representante legal do consumidor, portanto representante dos anseios da sociedade. Comemorar os 90 anos do Sincor-SP somente evidencia e fortalece a representação que o corretor de seguros faz em nome do consumidor, levando todas suas demandas aos nossos parceiros seguradores. Ouvimos muito que o Sincor-SP é uma entidade forte, mas isso é reflexo da força da categoria”.
Nilton Molina, que é fundador de uma seguradora, comentou que atua no setor há mais de 60 anos e mesmo assim não prescinde do apoio de um corretor de seguros. “Sou especialista em vida e previdência, se precisasse comprar um seguro de vida hoje conseguiria fazer sozinho, mas para outros ramos preciso de orientação profissional. A maior prova da necessidade que o mercado tem dos corretores de seguros é que um homem como eu, especialista em seguros há mais de 60 anos, precisa do apoio de um corretor de seguros”.
Rivaldo Leite contou que iniciou sua carreira em seguros como office boy na corretora do primeiro presidente do Sincor-SP, José Logullo. “Em mais de 40 anos atuando com seguros, tenho convivido muito com o Sincor-SP e posso garantir que é de um aprendizado muito grande, em todos os sentidos. Vejo o quanto o sindicato desenvolve os profissionais, contribui para o desenvolvimento do mercado de seguros. Não tenho dúvidas que o corretor não teria o poder e autonomia que tem hoje se não fosse o trabalho de lideranças que estiveram à frente do Sincor-SP”.
Manuel Matos, que introduziu novas tecnologias para o desenvolvimento e o negócio dos corretores de seguros, destacou o trabalho de todos que trilharam o caminho que permitiu ao Sincor-SP chegar a 90 anos. “Foram muitas lutas, mas aqueles que construíram um caminho de resistência, de resiliência e de muita luta também souberam olhar para o futuro e para o novo, evoluindo. É por isso que estamos aqui hoje: porque somente a evolução garante a longevidade”. Ele também frisou que, ao longo da história do sindicato, houve maior participação das mulheres contribuindo com o futuro da profissão.
Roberto Santos comentou que construiu carreira em seguradoras, mas sempre ao lado dos corretores de seguros. “Acompanhei a evolução do mercado, a introdução de tecnologias. O mercado foi se adaptando, se impondo, e mostrando a importância do corretor de seguros neste cenário. Apesar de todo esse mundo digital, de inteligência artificial e tudo mais, o Sincor-SP e os corretores de seguros são para sempre”, sentenciou.
Carlos Queiroz revelou que sua mãe é corretora de seguros, por isso tem pessoalmente grande respeito e admiração pela profissão. “Aprendi em casa o valor da profissão de corretor de seguros, a importância e a potência que ela pode trazer para a sociedade. A proteção do seguro é essencial para as pessoas e as empresas e a atuação dos corretores é fundamental”, disse. “Em minha atividade na Susep sempre procurei tratar os corretores com muito respeito e consideração. Está no Decreto Lei 73/66 que ‘o controle do estado se dá no interesse dos usuários e beneficiários dos contratos de seguros’ e isso somente é possível de ser realizado com a participação dos corretores”, finalizou.
Homenagens especiais
Celebrando esta importante data, o Sincor-SP criou uma logomarca comemorativa, cujo conceito criativo foi apresentado, bem como o novo slogan “Unidos para proteger, juntos para existir”. Também foi exibido um vídeo com um resumo da história de 90 anos do Sincor-SP.
Além do logo comemorativo, o Sincor-SP preparou de maneira especial uma medalha. A medalha é um símbolo de respeito e reconhecimento ao papel vital que o corretor de seguros desempenha, não apenas como intermediário de contratos, mas como consultor especializado, comprometido com a segurança e bem-estar da sociedade.
A medalha foi entregue a profissionais que contribuíram de maneira especial nesta história e aos corretores de seguros associados da entidade mais antigos em todo o Estado de São Paulo.
Membros da atual diretoria receberam também um certificado especial pela contribuição à entidade. O certificado está disponível para download para todos os associados ao Sincor-SP através do aplicativo Sincor Digital. Para isso, basta acessar a Carteira Digital de Associado e baixar o documento.
O evento foi encerrado com um coquetel especial, música ao vivo e bolo de aniversário.
Fonte: Sincor-SP