MPEs: indústria e comércio recuam, mas serviços crescem
18 de agosto de 2014As micro e pequenas empresas (MPEs) do Estado de São Paulo apresentaram aumento de apenas 0,8% em faturamento no primeiro semestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2013. De acordo com a pesquisa de conjuntura Indicadores Sebrae-SP, foram os primeiros seis meses mais fracos desde 2009, época da crise internacional, e demonstra uma desaceleração no crescimento das receitas das empresas paulistas.
Por setores, o faturamento da indústria no semestre caiu 2,9% ante os primeiros seis meses de 2013 e a receita do comércio recuou 1,9%. Em contrapartida, o setor de serviços apresentou alta de 5,5% no faturamento na mesma base de comparação.
Na análise por regiões, as MPEs do interior do Estado registraram alta de 2,6% em faturamento nos primeiros seis meses do ano, já as da capital paulista tiveram aumento de 2,1%. No entanto, o Grande ABC apresentou queda de 10,2% na receita e a Região Metropolitana recuo de 0,9%.
Para o diretor Técnico da instituição, Ivan Hussni, a Copa do Mundo pode ter prejudicado os resultados das empresas no período. “Com os jogos do Mundial, houve uma diminuição do número de dias úteis em junho e os reflexos foram sentidos principalmente na indústria e no comércio”, completa. Outros motivos apontados pelo executivo foram a inflação elevada e a piora na confiança dos empresários e consumidores.
Fonte: Comunicação Sincor-SP