Número de beneficiários de planos de saúde cresce pelo segundo mês consecutivo
15 de outubro de 2020Pelo segundo mês consecutivo, os planos de saúde registraram crescimento no número de beneficiários. Entre julho e agosto, o avanço foi de 0,2%, com 77 mil vínculos a mais, segundo dados são da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB), produzida pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).
No entanto, a análise precisa ser cautelosa, já que no momento, os planos de saúde possuem 46.911 milhões de beneficiário, número inferior ao registrado em março deste ano, quando ultrapassou a marca dos 47 milhões. Na comparação com entre os meses de agosto em 2019 e 2020, por exemplo, a queda é de 0,1%, com 55.973 vínculos a menos.
Entre março e junho, cerca de 364 mil pessoas deixaram de contar com planos de saúde médico-hospitalares, em decorrência do elevado número de demissões, interrupção de atividades, fechamentos de empresas ou perda de poder aquisitivo, causados pela pandemia do novo coronavírus.
“O maior número de beneficiários no setor foi em março deste ano, com 47,087 milhões. Notamos, porém, que o mês de julho de 2020 registrou o maior saldo de vínculos, com aproximadamente 110 mil novas vidas. Essa análise mês a mês, entretanto, exige cuidado porque os números são revistos periodicamente pela agência reguladora”, alerta o superintendente executivo do IESS, José Cechin.
Segundo o executivo, o saldo positivo de mais de 187 mil beneficiários entre julho e agosto pode indicar que o mercado brasileiro começa a se estabilizar após o forte impacto da crise.
Fonte: Comunicação Sincor-SP, com informações do blog Sonho Seguro