Oficinas: gestão de pessoas deve reforçar o diálogo entre diferentes gerações
22 de junho de 2015Nas organizações, eles pensam em qualidade, status e felicidade. Mais de 80% bancaram os estudos universitários. Ao passarem na entrevista, pretendem ficar mais de cinco anos no emprego, mas 56% saem, em média, com dois anos de experiência. Esse é o retrato do jovem trabalhador no Brasil, segundo pesquisa divulgada pelo Prof. Dr. Joel Dutra na Oficina de Gestão de Pessoas.
Segundo o professor, as empresas que sabem lidar melhor com os jovens são as que mais permanecem e se solidificam no mercado e isso porque a nova geração traz criatividade ao ambiente corporativo e adquire conhecimento com facilidade.
“A minha geração, Baby Boomer [nascidos entre 1946 a 1964], foi educada em um ambiente autoritário, que segue regras e procedimentos. Mas educamos nossos filhos de outra maneira, com diálogo e liberdade, o que resultou em uma geração antenada e ávida por resultados rápidos”, explica Dutra.
E as organizações estão sendo desafiadas para atender aos anseios de gerações completamente diferentes, mas que trazem resultados importantes. Os principais desafios do presente, segundo o professor, são: maior nível de exigência das pessoas, o diálogo entre diferentes gerações e o preparo e desenvolvimento da liderança.
“São muitas oportunidades que surgem no mercado, o que traz facilidade para as pessoas mudarem de emprego. Antigamente, ficar pouco tempo em uma empresa significava ‘sujar a carteira’, mas hoje isso não acontece mais”, diz Dutra.
Já os desafios futuros são as gerações saindo e entrando no mercado, a diversidade na gestão de pessoas, o impacto da tecnologia na organização do trabalho e as mudanças de comportamento das pessoas na relação com a corporação.
“Os corretores de seguros como empregadores precisavam rever essas relações para que o diálogo entre as gerações traga resultados e reforce o desenvolvimento profissional. As pessoas permanecem quando identificam oportunidades de carreira”, conclui.
Fonte: Comunicação Sincor-SP