Oficinas: liderança situacional deve ter foco em direção, treinamento, apoio e delegação
22 de junho de 2015“O jeito de liderar do passado não é nem um pouco parecido com o modelo atual”. Para o Prof. Dr. Sérgio Nery, existem vários estilos de liderança, que devem ser utilizados em situações diferentes, independentemente da personalidade do líder. “Não existe um único estilo de liderança que englobe todos os cenários”, ressalta o professor durante oficina de Liderança. A apresentação foi um dos destaques do Oficinas de Liderença, realizado pelo Sincor-SP em Atibaia, de 19 a 21 de junho.
O modelo mais famoso de liderança situacional é dos americanos Paul Hersey e Kenneth Blanchard e se baseia no comportamento do líder e na maturidade do colaborador. O conceito é dividido em quatro estilos de liderança juntamente com quatro níveis de desenvolvimento do encarregado, divididos em Direção, Treinamento, Apoio e Delegação.
O professor ainda explica que a abordagem busca resolver e descobrir qual estilo de liderança ajusta-se a qual situação e para isso é importante saber como resolver e avaliar cada cenário.
No entanto, o professor lembra que o líder deve ter competências cruciais para obter uma parceria para o bom desempenho de suas equipes. “O líder deve saber avaliar as necessidades, saber usar os diferentes estilos de liderança e também conhecer seus subordinados”, esclarece Sérgio.
Fonte: Comunicação Sincor-SP