JCS Digital
14.07.2025

Ouvidoria do Sincor-SP resolve 90% dos casos e reforça papel estratégico na mediação entre corretores e seguradoras

A Ouvidoria do Sincor-SP atua como canal direto de comunicação entre corretores de seguros, seguradoras e o próprio sindicato, recebendo e analisando reclamações, denúncias, sugestões e solicitações. A função ganhou força a partir da regulamentação imposta pelas resoluções da Susep e da ANS, que tornaram obrigatória a existência de ouvidorias nas empresas supervisionadas. No Sincor-SP, essa estrutura foi implementada para atender diretamente os interesses dos corretores de seguros.

Desde 2014, a Ouvidoria é conduzida por Octávio Milliet, que assumiu a função com o propósito de analisar os conflitos de forma imparcial e propor soluções que satisfaçam todas as partes. A atuação do setor envolve triagens, escuta ativa e emissão de pareceres, inclusive em casos de denúncias de fraude ou conflitos entre corretores e seguradoras. Os casos mais sensíveis são encaminhados à Fenacor, podendo, posteriormente, seguir para análise da Susep.

A Ouvidoria também desempenha papel estratégico na identificação de falhas recorrentes no mercado, que podem ser tratadas por meio de orientações e conteúdos educativos. A proposta é transformar uma cultura de reclamação em uma de cooperação e bom senso, promovendo ética e respeito nas relações. Para isso, o ouvidor conta com o suporte dos departamentos Disque-Sincor, Jurídico, Técnico e Intersindicais.

“Podemos afirmar que tivemos êxito com o trabalho a distância, pois em alguns casos há uma certa complexidade e buscamos as melhores formas em trabalhar para encontrar soluções para todos e continuar atendendo com eficácia”, declarou Milliet.

Nos últimos 12 meses, a Ouvidoria solucionou com êxito 90% dos casos recebidos, especialmente envolvendo sinistros e divergências de cláusulas contratuais. O trabalho é apoiado pela vice-presidente Simone Fávaro e sua equipe, incluindo Alexandre Del Fiori e Renato Andrade, operadores das áreas técnicas do Sincor-SP. O trabalho em conjunto tem permitido respostas mais rápidas e eficazes às demandas dos corretores e segurados.

Fonte: com informações da 60ª edição da revista Insurance Corp

NOTÍCIAS

Veja também

Escaneie o QRCode e tire suas dúvidas com a Sinc.IA pelo WhatsApp.

Com a Assistente Virtual do Sincor-SP, você tem acesso a benefícios, eventos, cursos, cobranças e muito mais. Adicione o número (11) 95775-8854 em seus contatos.