JCS Digital
08.10.2020

Projeto de lei obriga seguro garantia em obras licitadas

O Projeto de Lei 4.598/20 pretende exigir o seguro garantia em todas as licitações de obras ou serviços de engenharia no Brasil. A proposta está em trâmite na Câmara dos Deputados. De autoria do deputado Ney Leprevost (PSD-PR), o projeto prevê que o seguro cubra o valor integral do empreendimento, caso a empresa vencedora da licitação rescinda o contrato.

Segundo Leprevost, o objetivo do PL é replicar no Brasil a experiência dos contratos de performance Bond, usados em obras federais nos Estados Unidos. “O mecanismo proporciona credibilidade, confiança e seriedade na gestão de obras públicas, pois preza e zela pela transparência nos gastos do estado, preservando o interesse público”.

O PL ainda determina que a obrigatoriedade do seguro deverá constar no edital de licitação, com os requisitos e condições para que a seguradora assuma o empreendimento. O seguro contratado deverá continuar em vigor mesmo que a construtora não pague o prêmio.

Segundo a proposta, o projeto da obra ou serviço de engenharia deverá fornecer todas as informações necessárias para que a seguradora possa avaliar a viabilidade e os riscos do contrato de seguro.

Fonte: Comunicação Sincor-SP

NOTÍCIAS

Veja também

Escaneie o QRCode e tire suas dúvidas com a Sinc.IA pelo WhatsApp.

Com a Assistente Virtual do Sincor-SP, você tem acesso a benefícios, eventos, cursos, cobranças e muito mais. Adicione o número (11) 95775-8854 em seus contatos.