Ramo de RC tem oportunidades
4 de dezembro de 2014Pouco lembrado pelo corretor de seguros, o seguro de responsabilidade civil ainda não é muito difundido no Brasil. Segundo uma pesquisa realizada pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Sescon-SP), o número de empresas que utilizam o seguro ainda é baixo. No entanto, em dois anos o número de empresas, do setor de contabilidade, que possuem uma apólice avançou 75%. Em 2012, o crescimento foi de apenas 8%.
De acordo com a pesquisa, os motivos para a baixa adesão ao seguro de responsabilidade civil é o alto custo (27%), dúvidas sobre o funcionamento dos produtos (25%), desconhecimento do serviço (23%), medo de não ser ressarcido (19%) e não acha necessário (7%).
O resultado da pesquisa deixa latente a importância do corretor de seguros no crescimento do mercado e também na orientação dos produtos. Se houvessem regras mais claras, custos mais acessíveis, maior comprometimento das seguradoras e menos burocracia, os entrevistados acreditam que a adesão ao produto seria maior. “Falta confiança no serviço e muitas empresas têm dúvidas quanto ao ressarcimento. Alguns entrevistados relatam que o desgaste não compensa o resultado”, conta Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente do Sescon-SP.
Fonte: Comunicação Sincor-SP