São Paulo lidera sinistros por alagamento
29 de abril de 2015O Estado de São Paulo é o líder em ocorrências de alagamento no Brasil, respondendo por 33,36% dos casos, seguido por Santa Catarina (11,25%), Rio Grande do Sul (9,06%), Paraná (8,33%), Rio de Janeiro (7,28%) e Minas Gerais (5,96%). O estudo se baseou nos acionamentos do seguro automóvel provenientes de sinistros em alagamentos, levando em consideração os dados de janeiro de 2011 a dezembro do ano passado.
Durante o período a pesquisa, realizada pelo Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, contabilizou quase 8 mil sinistros causados por motivo de enchente. A região Sudeste foi a que apresentou maior frequencia de veículos atingidos, representando 49,33% dos casos, já a região Sul ficou com 28,64%. O Nordeste responde por 10,87%, o Centro-Oeste com 8,71% e a região Norte com 2,46%.
O período de verão no País corresponde com o maior número de acionamentos por alagamento, em meses como janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro. A pesquisa também apontou que a cidade de São Paulo contribui com 25% do total de sinistros no Estado. Se comparada com outras cidades, como Aracaju (SE), por exemplo, que contribui com 93% dos casos, a capital paulistana fica abaixo do índice.
“O que pode explicar esse fenômeno é a frequência com que ocorrem os alagamentos em algumas cidades. São Paulo, por exemplo, têm seus pontos de alagamento mapeados pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), o que faz com que as pessoas evitem esses locais e busquem rotas alternativas”, opina Jabis Alexandre, diretor geral de Automóveis do Grupo.
Fonte: Comunicação Sincor-SP