Seguros essenciais para o setor de transportes
12 de maio de 2015Destacando os tipos de seguros que são importantes e obrigatórios no setor de transporte e para os caminhoneiros, o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, orientou os ouvintes do programa Na Estrada, da Rádio Bandeirantes. A contratação obrigatória do seguro de mercadorias, de acordo com o Decreto-lei 73/66, foi lembrada pelo presidente, que ainda ressaltou a responsabilidade do embarcador na contratação da apólice.
“O caminhoneiro tem que verificar se a empresa ou o dono da carga fez a apólice do seguro. Pois para ele, individualmente fazer o seguro de uma carga ou de um transporte, fica um pouco mais oneroso, um pouco mais difícil”, completa.
Além do seguro da carga e do veículo que a transporta, o caminhoneiro também deve se preocupar com um seguro de vida e até mesmo uma previdência privada. “Nas duas situações são aconselháveis, claro, as pessoas de uma forma geral a terem e no caso do caminhoneiro, ele tem uma exposição de risco bastante grande, rodando pelas estradas do Brasil”, alerta o presidente.
Camillo ainda destacou que no Brasil, a cultura do seguro ainda não é disseminada. “Culturalmente falando, nós temos muito ainda que avançar, o brasileiro é ainda um pouco refratário ao seguro de vida”. O presidente ainda explicou que o produto no Brasil cobre somente o risco, diferente dos EUA, por exemplo, que possui um seguro de vida com formação de poupança.
Fonte: Comunicação Sincor-SP