Susep inicia emissão da Carteira Profissional do Corretor de Seguros
6 de setembro de 2017Os corretores de seguros que já realizaram o recadastramento e estão com o pedido deferido já começaram a ter suas Carteiras de Identificação Profissional do Corretor de Seguros emitidas pela Susep. De acordo com a autarquia, as carteiras profissionais serão produzidas em lotes, inicialmente de 500 unidades, e possuem o custo unitário de R$ 41,16.
A entrega das carteiras será realizada nos sindicatos estaduais (Sincors) ou nas delegacias regionais sob a supervisão do IBRACOR. Para a retirada da carteira, o corretor precisará apresentar o comprovante do pagamento de emissão e um documento de identificação original com foto. Os novos documentos emitidos em formato smart card permitirão que os corretores realizem a certificação digital e tenham mais segurança no relacionamento com as empresas do setor e com outros órgãos do Governo Federal, como a Receita Federal.
O superintendente da autarquia, Joaquim Mendanha de Ataídes, declara que a carteira profissional do corretor de seguros significa a valorização da categoria. “Esse é mais um passo importante para o fortalecimento da profissão de corretor e também vai ao encontro de todas as ações que a Susep realiza em prol da proteção do consumidor”, ressalta.
A Susep esclarece que a responsabilidade da conferência dos dados cadastrais para a emissão é do próprio corretor de seguros. O profissional que não apresentar interesse em obter a carteira poderá comprovar a sua habilitação por meio de certidão extraída no portal da Susep.
A Susep lembra que para obter o documento é preciso estar com o pedido de recadastramento deferido. E os profissionais que ainda não realizaram o procedimento, têm até o dia 30 de setembro para fazê-lo. O não recadastramento implica na suspensão do registro conforme o disposto na Circular da 552, de 17 de maio de 2017.
Para auxiliar o corretor de seguros, o Sincor-SP criou a Central de Recadastramento, que realiza o atendimento aos profissionais tanto por telefone quanto presencialmente.
Fonte: Comunicação Sincor-SP