Susep lança segunda edição do Sandbox Regulatório
31 de maio de 2021Por meio Consulta Pública, a Susep lançou edital para a segunda edição do Sandbox Regulatório, projeto de inovação do mercado de seguros brasileiro. Nesta edição, poderão ser selecionados até 15 projetos. A Consulta Pública receberá sugestões até o dia 17 de junho e pode ser acessada aqui.
A primeira edição, lançada no ano passado, selecionou 11 projetos de inovação de produtos e serviços. De acordo com a autarquia, parte dos projetos já virou realidade com a criação de seguradoras digitais em operação.
O projeto estabelece capital mínimo requerido ajustado e proporcional ao Sandbox e à temporariedade da autorização, atuação em uma nova plataforma de comunicação tecnológica com a Susep e a redução do número de auditorias exigidas e do custo regulatório de forma geral.
Após a aprovação, a Susep concederá uma autorização para que essas empresas possam operar no setor de seguros com regras diferenciadas por 36 meses. Já que o foco do Sandbox está em produtos massificados de curto prazo, os segmentos de previdência, resseguros, grandes riscos e responsabilidade civil, estão excluídos.
“O Sandbox é um importante passo para o setor e já podemos ver resultados com as empresas que estão operando. Nossa intenção com essa nova etapa é avançar no apoio ao desenvolvimento e inovações no mercado, permitindo novos entrantes e trazendo mais tecnologias, mais investimentos e mais acesso do seguro para a população”, afirma a superintendente da Susep, Solange Vieira.
Fonte: Comunicação Sincor-SP