Venda de carros para deficientes cresce
11 de abril de 2017Ao passo que a venda de carros novos tem recuado, a venda de veículos adaptados para pessoas com deficiência mais que triplicou. O número de carros desse tipo foi de 42 mil em 2012 para 139 mil no ano passado, representando 8,3% dos negócios no Brasil.
No ano passado, as vendas para esse público cresceram 31,5% em relação a 2015, enquanto o mercado total de automóveis caiu 21% no mesmo período, para 1,676 milhão de unidades.
A isenção de IPI, ICMS, IPVA e IOF é destinada a pessoas com deficiências ou patologias que dificultam ou impedem a mobilidade. O benefício gera um desconto de 20% a 30% no valor total do veículo.
O direito ao benefício existe a mais de 20 anos e, em 2013, foi estendido a familiares de deficientes que não podem dirigir, assim como pessoas com patologias como tendinite crônica e mobilidade reduzida. Idosos com sequelas físicas ou motoras provocadas pela idade ou por doenças também têm direito à isenção. Em todos os casos é preciso laudo médico e avaliação do Detran.
Fonte: Comunicação Sincor-SP