Vendas de veículos têm queda de 17,6% no primeiro trimestre
31 de março de 2015As vendas de automóveis no Brasil estão caindo gradativamente. Em fevereiro, a retração foi de 28,3% em relação ao mês anterior. Segundo levantamento da Federação Nacional de Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave) foi o pior mês desde a crise de 2008.
Em março, faltando dois dias para o fechamento do mês, os emplacamentos ensaiaram recuperação e mostraram aumento de 10,2% em relação ao mês anterior. No entanto, mesmo com a expansão, a média de emplacamentos é inferior a 10 mil veículos por dia útil, 685 unidades a menos do que em fevereiro. Em relação a março de 2014, as vendas de veículos devem cair 1,2%, enquanto a demanda por caminhões e ônibus é ainda menor, de 26% e 28,3%, respectivamente.
No acumulado do primeiro trimestre, o decréscimo no consumo de veículos no País está em 17,6%. Analistas acreditam que a baixa confiança do consumidor e as dificuldades na liberação de crédito por parte dos bancos são os principais fatores para o cenário adverso.
As previsões iniciais apontavam para estabilidade das vendas e alta na produção de 4,1%. Entretanto, após os primeiros estudos indicarem recuo do mercado, especialistas e a Fenabrave refizeram as projeções e agora esperam queda superior a 10% nas vendas de veículos até o fim de 2015.
Fonte: Comunicação Sincor-SP