Apenas 3% das famílias possuem previdência privada
17 de setembro de 2014Com o intuito de economizar, a maioria dos domicílios brasileiros, 68%, não se preocupa em guardar parte dos rendimentos. No entanto, 30% das famílias têm como prioridade fazer uma reserva financeira para o futuro ou para alguma eventualidade. De acordo com pesquisa realizada pela FenaPrevi, em conjunto com o Instituto Ipsos, das famílias que poupam, 52% guardam até 10% do seu orçamento por mês.
Entre as famílias que disseram que fazem economias, 26% conseguem reservar entre 10% e 20% do orçamento, já os lares com capacidade de reservar mais, representam apenas 7% e apenas 2% conseguem fazer reservas iguais ou superiores a 40% do orçamento.
A pesquisa também apontou que a poupança é a modalidade com maior penetração, lembrada por 85% dos respondentes, os fundos de investimentos vêm em seguida, com 5%, já os planos de previdência privada ocupam a terceira posição com 3%. “A previdência privada tem um enorme espaço para crescimento no país”, diz Osvaldo Nascimento, presidente da FenaPrevi.
Perguntados sobre os planos em adquirir um produto de previdência algum dia, 21% dos entrevistados declararam ter interesse, enquanto outros 16% pensam em iniciar os investimentos nos próximos cinco anos e, 5%, nos próximos 12 meses.
Fonte: Comunicação Sincor-SP