Beneficiários terão acesso a informações individuais do plano de saúde
30 de novembro de 2015De acordo com a Resolução Normativa nº 389 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), as operadoras de planos de saúde serão obrigadas a criar uma área exclusiva com informações aos beneficiários e outra destinada às empresas contraentes de planos coletivos. Os consumidores terão acesso ao histórico completo de utilização do plano, como registro de consultas, exames e internações.
As informações poderão ser acessadas através do Portal de Informações do Beneficiário da Saúde Suplementar (PIN-SS), com o uso de login e senha. Já as empresas poderão ter acesso ao cálculo do reajuste das operadoras com antecedência.
Com a normativa, a autarquia pretende ampliar a transparência da informação e garantir aos beneficiários, dados relevantes sobre a utilização de procedimentos feitos ao longo de sua permanência na operadora. “Ao ter acesso aos dados sobre os serviços utilizados, por exemplo, o beneficiário pode acompanhar detalhadamente e de forma organizada os procedimentos que realiza pelo plano de saúde. Isso favorece a continuidade do tratamento, evitando a repetição de exames, e possibilita que ele conheça os custos dos mesmos”, explica a diretora de Desenvolvimento Setorial da ANS, Martha Oliveira.
Fonte: Comunicação Sincor-SP