Brasil tem 481 milhões de tentativas de ataques cibernéticos
2 de setembro de 2021Segundo estudo da empresa de cibersegurança Kaspersky, entre janeiro e agosto deste ano, o Brasil sofreu 481 milhões de tentativas de invasão a sistemas, um aumento de 23%. O número representa 66% das 728 milhões de investidas de criminosos na América Latina.
Para o fundador e CEO global da empresa, Eugene Kaspersky, o uso de computadores remotos para o trabalho durante a pandemia atraiu novos cibercriminosos. “O home office é um paraíso para os caras maus no ciberespaço”.
A pesquisa ainda aponta que somente nas empresas da América Latina houve um aumento de 78% nas tentativas de ciberataques. O Brasil também lidera neste segmento, tendo sido alvo de 5 milhões de tentativas de ataques a corporações nos oito meses do ano, sendo que 90,9% foram direcionados a computadores pessoais.
Desde janeiro foram registradas 96 milhões de tentativas de ataques cibernéticos a computadores de países latino-americanos com sistema operacional da Microsoft – 11 mil por hora. No mesmo período, os servidores na plataforma Windows foram alvos de 9,5 milhões de ataques, ou 1.000 por hora, na região. No mesmo período, foram detectadas 173 mil ameaças a smartphones e tablets com o sistema Android, do Google.
Fonte: Comunicação Sincor-SP, com informações do Valor Econômico