Conexão Futuro Seguro ensina corretores a se adaptarem às transformações
24 de agosto de 2021Nesta segunda-feira (23/08), foi a vez dos corretores de seguros do Estado de São Paulo acompanharem a 9ª etapa do Conexão Futuro Seguro, evento realizado pela Fenacor, Sincors e a Escola de Negócios e Seguros (ENS) de maneira online. Na ocasião, os profissionais ouviram dicas valiosas de especialistas para se adaptarem, e crescerem, diante das transformações do mercado de seguros e do mundo.
“Conexão Futuro Seguro é informação, conhecimento, atualização e aperfeiçoamento profissional. É o corretor de seguros se conectando com a inovação, com a tecnologia e o empreendedorismo, se tornando digital sem perder o fator humano”, destacou o presidente da Fenacor, Armando Vergílio. Já o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, destacou a organização do evento. “Tudo foi preparado com maior carinho para levar o melhor conteúdo à categoria, trazendo capacitação, qualificação e visão de negócios para a sua corretora. Agradeço e parabenizo quem está participando, já que estão apostando no aprendizado e no empreendedorismo ”, declarou.
No Connection Talk, novidade desta edição, o professor da ENS Maurício Tadeu, mostrou alguns números do Estado e apontou as oportunidades para os corretores de seguros. “São Paulo tem mais de 6 milhões de empresas. Tem muita oportunidade para ser aproveitada, em diversos ramos”. O painel ainda contou com a participação do superintendente Executivo Regional SP Capital da Bradesco Seguros, Anderson Mundim, do presidente do Conselho Consultivo do Grupo MAG Seguros, Marco Antônio Gonçalves, da superintendente comercial da Porto Seguro, Eva Miguel, e da diretora Comercial SPI II Tokio Marine Seguradora, Márcia Radavelli, que contaram as novidades das companhias no apoio ao corretor.
O CEO da Inova Consulting e da Inova Business School, Luis Rasquilha, trouxe a palestra “Inovação e Visão Para um Novo Mundo”, ressaltando as transformações que aconteceram nos últimos dez anos e que impactaram as pessoas e os negócios. “A chegada dos smartphones, a democratização do acesso à informação e o poder da tecnologia e da conectividade mudaram o consumidor e a forma de fazer negócio. Estamos vivendo um estágio de evolução e passagem onde as competências de trabalho mudam. Por isso, temos que nos adaptar para sobrevivermos e para crescermos”.
Segundo Rasquilha, esta década é sobre adaptabilidade e exige capacidade de aprender, de sair da robotização e da operacionalidade, de analisar as informações e de ser mais ágil, respondendo rapidamente às demandas do mercado. “Não precisamos de mega investimentos, precisamos de mega atitudes. Precisamos acreditar que nossa competência atravessa as transformações, constrói novas oportunidades, novos negócios. Acima de tudo, precisamos tentar fazer diferente, só assim, sabemos o que dá certo, o que funciona. Aprender mais, inovar mais e se relacionar mais”, completou.
Na palestra “Empreendedorismo e Vendas no Novo Cenário”, o corretor de seguros e consultor Richard Furck, falou sobre o futuro da categoria enquanto canal de distribuição, diante das mudanças. “Estamos passando por diversas transformações. Comportamentais: o comportamento do consumidor mudou rapidamente e temos que entender a cabeça dele. Regulatórias: circulares e regras que podem revolucionar tudo que vivemos até agora. E, tecnológicas: novas ferramentas, novas tecnologias mais rápidas. Toda revolução traz um desafio enorme para os players do mercado. Precisamos nos adaptar”.
Furck destacou que o corretor precisa estar atento ao que realmente interessa para o consumidor. “Hoje em dia, por exemplo, a sua sede não importa mais. Tá todo mundo em casa. O seu site tem que ser o seu escritório. Quando o cliente olha para o seu site, ele enxerga o seu tamanho e potencial?”, indaga. Para o especialista, o corretor tem que se comunicar com o cliente mais de uma vez por ano e conscientizar sobre a importância do seguro. “Grande parcela dos consumidores acha que precisa de venda consultiva, e essa parcela é maior entre os consumidores de seguro. Sendo assim, fiquem atentos à conveniência, estejam disponíveis 24 horas por dia, faça uma venda consultiva, entenda os riscos do cliente. E, mais importante, tenha estrutura para vender o que o cliente quer na hora que ele precisa”, completou.
Para premiar os participantes, o Sincor-SP ofereceu três kit home office, com cadeira, webcam, headset e um kit de iluminação aos corretores Angelo Roberto Neia Meneghelo, Marcos Mazzetti e Sueli Reverte Matos. A Fenacor premiou o corretor Aureo Sanches Peralta com um smartphone, e Ildebrando Gozzo com um notebook.
Fonte: Comunicação Sincor-SP